Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1091784
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Authors: RESENDE, J. C. de
ROCHA, D. T. da
CARVALHO, G. R.
DINIZ, F. H.
LEITE, J. L. B.
STOCK, L. A.
MOREIRA, M. S. de P.
LANA, M. S.
HOTT, M. C.
ANDRADE, R. G.
TEIXEIRA, S. R.
GOMES, I. R.
TOSTES, V. T.
RIBEIRO, V. de M.
Additional Information: JOAO CESAR DE RESENDE, CNPGL; DENIS TEIXEIRA DA ROCHA, CNPGL; GLAUCO RODRIGUES CARVALHO, CNPGL; FABIO HOMERO DINIZ, CNPGL; JOSE LUIZ BELLINI LEITE, CNPGL; LORILDO ALDO STOCK, CNPGL; MARNE SIDNEY DE PAULA MOREIRA, CNPGL; MANUELA SAMPAIO LANA, CNPGL; MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPGL; SERGIO RUSTICHELLI TEIXEIRA, CNPGL; Ivana Rodrigues Gomes, Graduando/estagiário - Embrapa Gado de Leite; Vinícius Teixeira Tostes, Graduando/estagiário - Embrapa Gado de Leite; Vinícius de Macedo Ribeiro, Graduando/estagiário - Embrapa Gado de Leite.
Title: Nota de Conjuntura: Leite e Derivados - Maio/2018.
Publisher: Intelactus
Language: pt_BR
Keywords: Panorama mundial
Patamares
Leite cru
Description: O volume de leite cru adquirido pela indústria nacional no primeiro trimestre de 2018 cresceu 4,1% em comparação com o mesmo período de 2017. Este desempenho mostra que a produção nacional ainda não foi impactada pela elevação dos custos de produção e pela queda dos preços do leite, iniciados no final de 2017. Entretanto, esse bom desempenho da produção não deverá se repetir nos próximos meses. A recente valorização do dólar diante do real é uma boa notícia para o produtor brasileiro no que diz respeito às importações por inibir a entrada de lácteos importados. Por outro lado, essa desvalorização do real pode impactar internamente nos preços do milho e da soja que já encontram-se elevados. No atacado, a indústria brasileira continua enfrentando problemas de rentabilidade, mas algum repasse de preços já vem acontecendo, sendo que no período de janeiro a abril de 2018, o leite UHT subiu 24% na indústria e 8% ao consumidor. A expectativa é que os repasses de preços continuem nos próximos meses, por um conjunto de fatores: início da entressafra; aumento dos custos de produção e desaceleração da oferta; recomposição de margens ao longo da cadeia produtiva; recuo das importações; desvalorização do real frente ao dólar; bons preços internacionais e melhoria das condições econômicas.
Data Documento: 2018-05-22
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NotaConjunturaMaio2018Final.pdf620,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace