Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1090610
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CARVALHO, G. D.
MADARI, B. E.
CARVALHO, M. T. de M.
SILVA, M. A. S. da
SANTOS, A. B. dos
COSTA, A. R. da
CORRÊA, R. S.
OLIVEIRA, J. de M.
LEAL, W. G. de O.
SOUZA, D. M. de
MATSUSHIGE, I.
SANTOS, R. C. G. dos
Additional Information: GLAUCILENE DUARTE CARVALHO, SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, Goiânia-GO; BEATA EMOKE MADARI, CNPAF; MARCIA THAIS DE MELO CARVALHO, CNPAF; MELLISSA ANANIAS SOLER DA SILVA, CNPAF; ALBERTO BAETA DOS SANTOS, CNPAF; ADRIANA RODOLFO DA COSTA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, Santa Helena de Goiás-GO; RUBIA SANTOS CORREA, doutoranda UFG; JANAINA DE MOURA OLIVEIRA, FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS, Anápolis-GO; WESLEY GABRIEL DE OLIVEIRA LEAL, CNPAF; DIEGO MENDES DE SOUZA, CNPAF; IVA MATSUSHIGE, CNPAF; ROBERTO CARLOS GOMES DOS SANTOS, CNPAF.
Title: Impacto do manejo da adubação nitrogenada sobre a emissão de gás de efeito estufa óxido nitroso e a produtividade de arroz irrigado no Cerrado.
Publisher: Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2018.
Pages: 23 p.
Series/Report no.: (Embrapa Arroz e Feijão. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 52).
Language: pt_BR
Keywords: Fator de emissão
Clorofilômetro
Description: A falta de sincronismo entre a época de aplicação de nitrogênio (N) e a de maior demanda da planta resulta em baixa eficiência de recuperação do N pela cultura do arroz irrigado, principalmente devido às perdas desse elemento. O objetivo deste estudo foi estimar a perda de N na forma de óxido nitroso (N2O) e de amônia (NH3) em sistema de produção de arroz irrigado em várzea tropical, no Cerrado. O experimento foi conduzido em Gleissolo, durante as safras de verão 2011/2012 (S1), 2012/2013 (S2) e na entressafra. A cultivar utilizada foi a BRS Tropical. O experimento consistiu em três tratamentos: (T0) testemunha (sem N); (T1) aplicação da dose recomendada de 90 kg ha-1 de N a lanço em cobertura; e (T2) aplicação de 75 kg ha-1 de N a lanço em cobertura, baseada no uso do clorofilômetro Minolta SPAD-502. Além da adubação de cobertura, foram aplicados 20 kg ha-1 de N no sulco de plantio em T1 e T2. Os fluxos dos gases N2O e NH3 foram quantificados utilizando câmaras estáticas manuais ao longo das safras e da entressafra. A maior perda gasosa total de N (N-N2O+N-NH3) ocorreu no período anterior à inundação do sistema de produção. O manejo do N utilizando clorofilômetro foi o mais eficiente em reduzir perdas do elemento na forma de NH3, mantendo a produtividade de grãos. Em geral, o fator de emissão de N2O da adubação nitrogenada foi baixo (0,3%) em relação ao valor médio preconizado pelo IPCC.
Thesagro: Arroz irrigado
Oryza sativa
Cerrado
Fertilizante nitrogenado
Adubação
Efeito estufa
Data Documento: 2018-04-16
ISSN: 1678-9601
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPAF2018bpd52.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace