Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1090475
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria Tropical - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: SILVEIRA, M. R. S. da
OSTER, A. H.
MOURA, C. F. H.
SILVA, E. de O.
SILVA, L. M. A. e
SOUSA, A. E. D. de
Additional Information: MARCIA REGIA SOUZA DA SILVEIRA, CNPAT; ANDREIA HANSEN OSTER, CNPAT; CARLOS FARLEY HERBSTER MOURA, CNPAT; EBENEZER DE OLIVEIRA SILVA, CNPAT; LORENA MARA ALEXANDRE E SILVA, CNPAT; Aline Ellen Duarte de Sousa, Engenheira-agrônoma, doutora em Fisiologia Vegetal, professora da Universidade Federal do Amazonas.
Title: Protocolos para avaliação das características físicas e físico-químicas, dos compostos bioativos e atividade antioxidante do pedúnculo do caju.
Publisher: Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2018.
Pages: 43 p.
Series/Report no.: (Embrapa Agroindústria Tropical. Documentos, 182).
Language: pt_BR
Keywords: Pedúnculo do caju
Anacardium occidentale L
Compostos bioativos
Atividade anti-oxidante
Avaliação.
Description: Para o pedúnculo destinado ao consumo in natura, a qualidade relaciona-se, principalmente, aos seguintes aspectos: teor de açúcar na polpa, adstringência, coloração externa, formato e firmeza, sendo este último bastante importante para um maior período de conservação do produto. Já para a industrialização, a qualidade do pedúnculo relaciona-se, principalmente, aos aspectos sensoriais (cor, “flavor”), à firmeza e ao seu valor nutricional (Lopes, 2011). A avaliação da qualidade pós-colheita de frutos é uma prática rotineira em diversos laboratórios no Brasil e no mundo. Porém, apesar de rotineiro, não é incomum observar-se que, muitas vezes, os protocolos para avaliação da qualidade pós-colheita de uma determinada fruta ou hortaliça não estão detalhados e prontamente disponíveis, requerendo trabalho extra dos técnicos e estudantes envolvidos no processo para o levantamento das diferentes metodologias disponíveis para avaliação da qualidade do produto em questão (Moretti, 2006).
Thesagro: Pós-Colheita.
Data Documento: 2018-04-11
Appears in Collections:Série Documentos (CNPAT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC18004.pdf4,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace