Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1088289
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SILVA, P. T. de S. e
SOUZA, D. R. C. de
FERRACINI, V. L.
Additional Information: PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA; DEBORA RENATA CASSOLI DE S DUTRA, CNPMA; VERA LUCIA FERRACINI, CNPMA.
Title: Análises de Multirresíduos de Pesticidas em Cebola Empregando Cromatografias Líquida e Gasosa Acopladas à Espectrometria de Massas.
Publisher: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2017.
Pages: 21 p.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 132).
Language: pt_BR
Keywords: QuEChERS
GC-MS/MS
LC-ESI-MS/ MS
Vale do São Francisco
Pesticidas
Onion
Pesticide.
Description: O uso indiscriminado dos pesticidas vem trazendo preocupação, principalmente quanto à segurança alimentar com relação às frutas e hortaliças. Neste contexto, foi validado um método multirresíduo capaz de detectar e quantificar resíduos de pesticidas que são empregados na cebolicultura do Vale do São Francisco. Para a extração dos pesticidas, utilizou-se o método de extração QuEChERS (Quick, Easy, Cheap, Effective, Rugged and Safe) e determinação por GC-MS/MS triplo quadrupolo e UPLC-ESI-MS/MS triplo quadrupolo. Esse método foi validado com boa linearidade (R>0,99) para os pesticidas estudados na matriz cebola. As recuperações variaram de 63,1% a 96,2% com desvio padrão relativo (RSD) de até <11,5% para a técnica de GC-MS/MS, enquanto para UPLC-ESI-MS/MS, as recuperações variaram de 64,5% a 89,2 % com desvio padrão relativo (RSD) de até <16,5%. Para a análise por GC-MS/MS, o limite de detecção (LD) foi de 0,005 mg kg-1 e quantificação (LQ) 0,01 mg kg-1 (exceto para deltametrina, limite de quantificação 0,05 mg kg-1) e para o UPLC-ESI-MS/MS, LD 0,02 mg kg-1 e LQ 0,1 mg kg-1. O método proposto é capaz de quantificar 31 pesticidas na cebola, a qual atendeu os limites máximos recomendados pela legislação brasileira. Das 15 amostras de cebola analisadas, não foi detectada a presença de resíduos de nenhum dos compostos analisados.
Thesagro: Cebola
Agrotóxico
Resíduo químico
Análise química
Praga
Allium Cepa.
Data Documento: 2018-02-28
ISSN: 1808-9968
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD132.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace