Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1088281
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SOUZA, H. A. de
TONUCCI, R. G.
CAVALCANTE, A. C. R.
PRIMO, A. A.
MELO, M. D.
VIEIRA, L. V.
FERNANDES, J. K. S.
Additional Information: HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA, CPAMN; RAFAEL GONCALVES TONUCCI, CNPC; ANA CLARA RODRIGUES CAVALCANTE, CNPC; ANACLÁUDIA ALVES PRIMO, UFC, Fortaleza, CE; MARIA DIANA MELO, UFC, Fortaleza, CE; LUCAS VASCONCELOS VIEIRA, UVA, Sobral, CE; JOSÉ KIOMA SOUSA FERNANDES, UFC, Fortaleza, CE.
Title: Fertilidade do solo de sistemas agroflorestais em região semiárida.
Publisher: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2017.
Pages: 31 p.
Series/Report no.: (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Embrapa Meio-Norte, 114).
Language: pt_BR
Description: Os sistemas agroflorestais são reconhecidamente conservacionistas e opção interessante para regiões semiáridas por promoverem maior conservação do solo, nutrientes e água. Assim, objetivou-se avaliar a fertilidade do solo em módulos implantados e consolidados no Semiárido, em diferentes safras e época do ano, em Luvissolo. Os atributos químicos do solo foram mensurados na estação seca de 2012 e 2013 e na estação chuvosa de 2013 e 2014, perfazendo dois anos agrícolas (2012/2013 e 2013/2014), cujos períodos de coleta foram seco e chuvoso. Os sistemas avaliados foram o agrossilvipastoril (subdividido em dois subsistemas: agrossilvipastoril e silvipastoril) e a comparação com a mata nativa (referência). O sistema agrossilvipastoril apresenta fertilidade do solo diferente entre seus subsistemas. A área de referência e o subsistema silvipastoril apresentam maiores valores de cátions básicos e matéria orgânica; o subsistema agrossilvipastoril apresenta maiores valores de fósforo. O subsistema silvipastoril apresenta maior resiliência às alterações de tempo e período para a fertilidade do solo.
Thesagro: Conservação do solo
Química do solo
Agrossilvicultura
Caatinga
Data Documento: 2018-02-28
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Boletim114Comcapa.pdf674,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace