Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1085740
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: JULIANO, R. S.
LISITA, F. O.
TIAMBO, C. K.
SOARES FILHO, M. da S.
SOARES, M. R.
ABREU, U. G. P. de
Additional Information: RAQUEL SOARES JULIANO, CPAP; FREDERICO OLIVIERI LISITA, CPAP; CHRISTIAN KEAMBOU TIAMBO, UNIVERSIDADE DE BUEA, BUEA, CAMARÕES; MIGUEL DA SILVA SOARES FILHO, FUNDAÇÃO BRADESCO, BODOQUENA, MS.; MARILDA RIBEIRO SOARES, FUNDAÇÃO BRADESCO, BODOQUENA, MS.; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP.
Title: Avaliação sensorial de ovos produzidos com uso de dietas contendo moringa, mandioca e bocaiuva.
Publisher: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2017.
Pages: 12 p.
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 136).
Language: pt_BR
Keywords: Organoleptic analysis.
Description: Com a finalidade de verificar alguma característica organoléptica desfavorável em ovos produzidos a partir de dietas com inclusão de farinhas de bocaiuva (Acrocomia aculeata) e mandioca (Manihot esculenta), além de feno de moringa (Moringa oleifera), realizou-se um teste de degustação dos ovos, pontuando características sensoriais por meio da escala hedônica. Os ovos foram provenientes de 160 poedeiras Dekalb White, submetidas a quatro dietas com diferentes combinações de ingredientes alternativos (IA), entre 34 e 54 semanas de vida:T1- dieta a base de milho e farelo de soja (M + FS); T2- dieta com inclusão de 18% de farelo de mandioca, 4% de farinha de folhas de moringa e 4% da polpa de bocaiuva (18FM + 4FFM + 4PBC); T3- dieta com inclusão de 24% de farelo de mandioca, 6% de farinha de folhas de moringa e 6% de polpa de bocaiuva (24FM + 6FFM + 6PBC); T4- dieta com inclusão de 30% de farinha de mandioca, 8% de farinha de folhas de moringa e 8% da polpa de bocaiuva (30FM + 8FFM + 8PBC). Foram recolhidos 30 ovos de cada grupo experimental, totalizando 120 ovos, na fase de produção de 48 semanas. Os ovos foram cozidos e servidos inteiros, sem casca e sem identificação de tratamento, para 29 degustadores voluntários, não treinados. A avaliação foi realizada com base na escala hedônica de aceitação aplicada às seguintes características: aparência, cor, cheiro, textura, sabor e nota geral do produto. Os resultados mostraram que a preferência e aceitação do produto testado foi proporcionalmente maior à medida que aumentaram a quantidade desses ingredientes na dieta das galinhas (p,0,05) e não houve qualquer interferência negativa dos tratamentos na qualidade sensorial dos ovos. Entretanto, houve interferência positiva em todas as características avaliadas, com referência especial à cor, sabor e cheiro. Diante disso, concluiu-se que a adição desses ingredientes foi positiva, apontando para a garantia de aceitação e comercialização do produto em questão.
Thesagro: Ovo
Análise Organoléptica
NAL Thesaurus: Egg composition
Eggs.
Data Documento: 2018-01-18
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPRaquelfinal.pdf514,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace