Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1085740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJULIANO, R. S.
dc.contributor.authorLISITA, F. O.
dc.contributor.authorTIAMBO, C. K.
dc.contributor.authorSOARES FILHO, M. da S.
dc.contributor.authorSOARES, M. R.
dc.contributor.authorABREU, U. G. P. de
dc.date.accessioned2018-01-18T22:08:11Z-
dc.date.available2018-01-18T22:08:11Z-
dc.date.created2018-01-18
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationCorumbá: Embrapa Pantanal, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1085740-
dc.descriptionCom a finalidade de verificar alguma característica organoléptica desfavorável em ovos produzidos a partir de dietas com inclusão de farinhas de bocaiuva (Acrocomia aculeata) e mandioca (Manihot esculenta), além de feno de moringa (Moringa oleifera), realizou-se um teste de degustação dos ovos, pontuando características sensoriais por meio da escala hedônica. Os ovos foram provenientes de 160 poedeiras Dekalb White, submetidas a quatro dietas com diferentes combinações de ingredientes alternativos (IA), entre 34 e 54 semanas de vida:T1- dieta a base de milho e farelo de soja (M + FS); T2- dieta com inclusão de 18% de farelo de mandioca, 4% de farinha de folhas de moringa e 4% da polpa de bocaiuva (18FM + 4FFM + 4PBC); T3- dieta com inclusão de 24% de farelo de mandioca, 6% de farinha de folhas de moringa e 6% de polpa de bocaiuva (24FM + 6FFM + 6PBC); T4- dieta com inclusão de 30% de farinha de mandioca, 8% de farinha de folhas de moringa e 8% da polpa de bocaiuva (30FM + 8FFM + 8PBC). Foram recolhidos 30 ovos de cada grupo experimental, totalizando 120 ovos, na fase de produção de 48 semanas. Os ovos foram cozidos e servidos inteiros, sem casca e sem identificação de tratamento, para 29 degustadores voluntários, não treinados. A avaliação foi realizada com base na escala hedônica de aceitação aplicada às seguintes características: aparência, cor, cheiro, textura, sabor e nota geral do produto. Os resultados mostraram que a preferência e aceitação do produto testado foi proporcionalmente maior à medida que aumentaram a quantidade desses ingredientes na dieta das galinhas (p,0,05) e não houve qualquer interferência negativa dos tratamentos na qualidade sensorial dos ovos. Entretanto, houve interferência positiva em todas as características avaliadas, com referência especial à cor, sabor e cheiro. Diante disso, concluiu-se que a adição desses ingredientes foi positiva, apontando para a garantia de aceitação e comercialização do produto em questão.
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 136).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOrganoleptic analysispt_BR
dc.titleAvaliação sensorial de ovos produzidos com uso de dietas contendo moringa, mandioca e bocaiuva.
dc.typeFolhetos
dc.date.updated2018-04-02T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroOvo
dc.subject.thesagroAnálise Organoléptica
dc.subject.nalthesaurusEgg composition
dc.subject.nalthesaurusEggs
dc.format.extent212 p.
riaa.ainfo.id1085740
riaa.ainfo.lastupdate2018-04-02 -03:00:00
dc.contributor.institutionRAQUEL SOARES JULIANO, CPAP; FREDERICO OLIVIERI LISITA, CPAP; CHRISTIAN KEAMBOU TIAMBO, UNIVERSIDADE DE BUEA, BUEA, CAMARÕES; MIGUEL DA SILVA SOARES FILHO, FUNDAÇÃO BRADESCO, BODOQUENA, MS.; MARILDA RIBEIRO SOARES, FUNDAÇÃO BRADESCO, BODOQUENA, MS.; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPRaquelfinal.pdf514.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace