Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1085492
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: PIOVEZAN, U.
DOMPIERI, M. H. G.
CENTURION, S. R.
PELLEGRIN, L. A.
Additional Information: UBIRATAN PIOVEZAN, CPATC; MARCIA HELENA GALINA DOMPIERI, CPATC; STANLEY RIBEIRO CENTURION, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁ; LUIZ ALBERTO PELLEGRIN, CPAP.
Title: Receptores gps para estudo do comportamento espacial de bovinos em pastagens nativas do Pantanal.
Publisher: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2017.
Pages: 33 p.
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Documentos, 153).
Language: pt_BR
Keywords: GPS
Description: A avaliação do comportamento espacial de animais permite o aprimoramento do manejo dos rebanhos, subsidiando ações para melhoria da produtividade e do bem-estar animal. Beneficiam-se de tais avaliações a indústria pecuária e seus consumidores, além daqueles interessados na preservação de recursos naturais inseridos ou contidos nas áreas de produção pecuária, como as Áreas de Proteção Permanente (APP), nascentes de rios e as Reservas Legais (RL). O presente estudo foi realizado na região Centro-Sul do Pantanal, conhecida como Nhecolândia com o objetivo de avaliar preliminarmente a viabilidade de utilização da telemetria para estudo do comportamento espacial de bovinos em manejo extensivo, mantidos em pastagens nativas. Dezenove colares com receptores GPS da marca Tigrinus® foram instalados em vacas adultas, no entanto, seis colares não registraram informações, quatro equipamentos falharam dos 11 instalados em bovinos Pantaneiros e dois, dos oito instalados em animais da raça Nelore. Deste modo, as informações apresentadas advêm do rastreamento de sete fêmeas da raça Pantaneira e seis Nelores, totalizando treze animais. Para análise dos dados vetoriais, utilizou-se do Sistema de Informação Geográfica (SIG) ArcGis v. 10.2, juntamente com a extensão Movement Ecology Tools for ArcGIS (ArcMet), a partir da qual houve a geração de mapas kernel representando a densidade das feições com base na vizinhança. Os resultados preliminares indicam que, de modo geral, os animais utilizaram com frequência as áreas de pastagem nativa que vegeta nas bordas e interior das baías secas, que são áreas que mantêm umidade e possuem forrageiras de boa qualidade. Apesar das áreas florestadas estarem amplamente disponíveis, esta categoria de paisagem tendeu a ser pouco utilizada pelos animais. A análise remota do comportamento dos indivíduos das raças Pantaneiro e Nelore no Pantanal de Corumbá (MS) permitiu validar a utilização de colares com receptores GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global) para avaliar o comportamento espacial de rebanhos bovinos. A experiência poderá ainda ser incrementada por meio da análise de outros atributos, como a temperatura que foi registrada e que pode auxiliar na avaliação de aspectos relacionados ao bem-estar dos animais, assim como o efeito da interferência do manejo adotado como a localização de bebedouros e cochos de sal na paisagem.
Thesagro: Comportamento animal
Bovino
NAL Thesaurus: Animal behavior
Cattle
Global positioning systems
Data Documento: 2018-01-15
Appears in Collections:Série Documentos (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC153Piovezanfinall.pdf5,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace