Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1085492
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPIOVEZAN, U.
dc.contributor.authorDOMPIERI, M. H. G.
dc.contributor.authorCENTURION, S. R.
dc.contributor.authorPELLEGRIN, L. A.
dc.date.accessioned2018-03-22T00:16:45Z-
dc.date.available2018-03-22T00:16:45Z-
dc.date.created2018-01-15
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationCorumbá: Embrapa Pantanal, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1085492-
dc.descriptionA avaliação do comportamento espacial de animais permite o aprimoramento do manejo dos rebanhos, subsidiando ações para melhoria da produtividade e do bem-estar animal. Beneficiam-se de tais avaliações a indústria pecuária e seus consumidores, além daqueles interessados na preservação de recursos naturais inseridos ou contidos nas áreas de produção pecuária, como as Áreas de Proteção Permanente (APP), nascentes de rios e as Reservas Legais (RL). O presente estudo foi realizado na região Centro-Sul do Pantanal, conhecida como Nhecolândia com o objetivo de avaliar preliminarmente a viabilidade de utilização da telemetria para estudo do comportamento espacial de bovinos em manejo extensivo, mantidos em pastagens nativas. Dezenove colares com receptores GPS da marca Tigrinus® foram instalados em vacas adultas, no entanto, seis colares não registraram informações, quatro equipamentos falharam dos 11 instalados em bovinos Pantaneiros e dois, dos oito instalados em animais da raça Nelore. Deste modo, as informações apresentadas advêm do rastreamento de sete fêmeas da raça Pantaneira e seis Nelores, totalizando treze animais. Para análise dos dados vetoriais, utilizou-se do Sistema de Informação Geográfica (SIG) ArcGis v. 10.2, juntamente com a extensão Movement Ecology Tools for ArcGIS (ArcMet), a partir da qual houve a geração de mapas kernel representando a densidade das feições com base na vizinhança. Os resultados preliminares indicam que, de modo geral, os animais utilizaram com frequência as áreas de pastagem nativa que vegeta nas bordas e interior das baías secas, que são áreas que mantêm umidade e possuem forrageiras de boa qualidade. Apesar das áreas florestadas estarem amplamente disponíveis, esta categoria de paisagem tendeu a ser pouco utilizada pelos animais. A análise remota do comportamento dos indivíduos das raças Pantaneiro e Nelore no Pantanal de Corumbá (MS) permitiu validar a utilização de colares com receptores GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global) para avaliar o comportamento espacial de rebanhos bovinos. A experiência poderá ainda ser incrementada por meio da análise de outros atributos, como a temperatura que foi registrada e que pode auxiliar na avaliação de aspectos relacionados ao bem-estar dos animais, assim como o efeito da interferência do manejo adotado como a localização de bebedouros e cochos de sal na paisagem.
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Pantanal. Documentos, 153).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGPS
dc.titleReceptores gps para estudo do comportamento espacial de bovinos em pastagens nativas do Pantanal.
dc.typeFolhetos
dc.date.updated2018-03-22T00:16:45Zpt_BR
dc.subject.thesagroComportamento animal
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.nalthesaurusAnimal behavior
dc.subject.nalthesaurusCattle
dc.subject.nalthesaurusGlobal positioning systems
dc.format.extent233 p.
riaa.ainfo.id1085492
riaa.ainfo.lastupdate2018-03-21
dc.contributor.institutionUBIRATAN PIOVEZAN, CPATC; MARCIA HELENA GALINA DOMPIERI, CPATC; STANLEY RIBEIRO CENTURION, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁ; LUIZ ALBERTO PELLEGRIN, CPAP.
Aparece en las colecciones:Série Documentos (CPAP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DOC153Piovezanfinall.pdf5.3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace