Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1081194
Título: Orientações para a criação massal e liberação em campo de Cleruchoides noackae para controle biológico do percevejo bronzeado do eucalipto.
Autoria: BARBOSA, L. R.
RODRIGUES, A. P.
NICHELE, L. A.
SOUZA, A. R. de
BECCHI, L. K.
WILCKEN, C. F.
Afiliação: LEONARDO RODRIGUES BARBOSA, CNPF; ANGELO PERUFFO RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; LETICIA ANDREIA NICHELE, CNPF; AMANDA RODRIGUES DE SOUZA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, BOTUCATU, SP; LUCIANE KATARINE BECCHI, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, BOTUCATU, SP; CARLOS FREDERICO WILCKEN, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, BOTUCATU, SP.
Ano de publicação: 2017
Referência: Colombo: Embrapa Florestas, 2017.
Páginas: 26 p.
Conteúdo: Mymaridae) é o principal agente de controle biológico do percevejo bronzeado do eucalipto Thaumastocoris peregrinus Carpinteiro & Dellapé, 2006 (Hemiptera: Thaumastocoridae). Este percevejo tem causado danos expressivos aos plantios de eucalipto, reduzindo a produtividade de madeira. Para minimizar os danos dessa praga, vários países têm utilizado o controle biológico clássico, por meio da introdução e liberação de C. noackae. No Brasil, este parasitoide foi introduzido e tem sido criado em laboratório desde 2012. Neste documento são descritos os procedimentos para a criação de C. noackae em laboratório e a liberação no campo. Trata-se de um material para orientar os pesquisadores, estudantes e técnicos interessados no controle biológico de T. peregrinus.
Thesagro: Eucalipto
Árvore florestal
Controle Biológico
Percevejo
Praga de planta
Palavras-chave: Percevejo bronzeado
Cleruchoides noackae
Espécie exótica
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Folder / Folheto / Cartilha (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LivroTA1393completo.pdf4,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace