Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1075831
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: SILVA, A. J. P. da
COELHO, E. F.
SÁ, T. S. de
SILVA, V. P.
CARVALHO, A. J. A. de
SILVA, T. S. M. da
SANTOS, D. B. dos
Additional Information: ALISSON JADAVIR PEREIRA DA SILVA, IF Baiano; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; TEÓGENE SOUZA DE SÁ, IF Baiano; VAGNER PEREIRA SILVA, IF Baiano; AURÉLIO JOSÉ ANTUNES DE CARVALHO, IF Baiano; TIBERIO SANTOS MARTINS DA SILVA, CNPMF; DELFRAN BATISTA DOS SANTOS, IF Baiano.
Title: Aproveitamento de água da chuva com sistemas de irrigação de baixo custo para agricultura familiar do semiárido Baiano
Publisher: In: Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Avaliação de políticas públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome. Brasília, DF: MDS; Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, 2014. V.4 - Segurança alimentar e nutricional.
Pages: 57-72
Language: pt_BR
Description: A utilização de técnicas de captação de água de chuva para uso agrícola pode representar uma alternativa viável para produção agrícola familiar do semiárido, desde que a água captada seja utilizada de forma racional. No semiárido brasileiro já se verifica a existência de tecnologias que possibilitam, com sucesso, a captação e o armazenamento de água da chuva para uso humano, para criação de animais e produção de alimentos, cada uma com suas particularidades e adaptações feitas pelos próprios gricultores da região (GHEyI et al., 2012). Segundo Gnadlinger (2011), tecnologias como cisternas de produção, barragens subterrâneas e sulcos para o armazenamento de água de chuva in situ, são algumas das estratégias que podem ser utilizadas para superar períodos secos e produzir alimentos. Essas técnicas promovem o equilíbrio ecológico, a preservação e recuperação do solo e da caatinga, sendo instrumentos importantes no combate à desertificação, assim como o aumento da produtividade agrícola de sequeiro e da oferta de água, com notáveis impactos sociais positivos (ARAúJO, 2006).
Thesagro: Irrigação
Data Documento: 2017-09-19
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPMF)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace