Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1067158
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: ALONSO, J. D. de S.
DUARTE, L. C.
BARRIGOSSI, J. A. F.
DIDONET, A. D.
Additional Information: JULIANA DUARTE DE SOUZA ALONSO; LARA CONCEIÇÃO DUARTE; JOSE ALEXANDRE F BARRIGOSSI, CNPAF; AGOSTINHO DIRCEU DIDONET, CNPAF.
Title: Sistema agroflorestal com feijão e milho sob manejo agroecológico: entomofauna e aranhas associadas.
Publisher: Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2017.
Pages: 28 p.
Series/Report no.: (Embrapa Arroz e Feijão. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 48).
Language: pt_BR
Keywords: Integração lavoura-floresta
Description: O objetivo do trabalho foi identificar a composição, a riqueza e a diversidade de três grupos funcionais - fitófagos, inimigos naturais e polinizadores - associados ao sistema agroflorestal com milho e feijão. Os estudos foram conduzidos em uma área de sistema agroflorestal (SAF), localizada na Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão, Município de Santo Antônio de Goiás, GO. O SAF, denominado segurança alimentar, foi dividido em 52 parcelas de 12 m x 5 m e composto por duas culturas (milho e feijão) e espécies arbóreas típicas do bioma Cerrado. Os tratamentos foram: quatro culturas de cobertura, com uma parcela testemunha de plantas espontâneas. Após o corte das culturas de cobertura, foram realizadas as semeaduras do feijão e do milho. Os artrópodes foram amostrados com rede entomológica, armadilhas de queda (pitfalls) e manualmente. Plantas espontâneas foram monitoradas por meio de coletas dos exemplares das espécies presentes. Todos os exemplares coletados foram fotografados e levados ao laboratório para exame criterioso e identificação. As observações, coletas de espécies e amostragens foram realizadas semanalmente. Os inimigos naturais foram representados em 32 famílias. A riqueza de espécies de inimigos naturais (84) foi maior que a de fitófagos (46). A mucuna-preta foi a cobertura vegetal mais adequada para o cultivo do milho, considerando a ocorrência de fitófagos e inimigos naturais. A cobertura com crotalária e o pousio foram os tipos de manejo mais adequados ao cultivo do feijão.Tanto no milho quanto no feijão, a planta infestante mais frequente foi a buva (Conyza bonariensis). Este estudo mostrou que tanto o milho como o feijão apresentam mais artrópodes benéficos do que insetos fitófagos. A cobertura vegetal é um dos fatores que influenciam a ocorrência de artrópodes na área de sistema agroflorestal (milho e feijão). A diversificação de plantas no sistema favorece o estabelecimento de inimigos naturais e de polinizadores na área.
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Milho
Inimigo natural
Ecologia vegetal
Cobertura vegetal
Polinização
Data Documento: 2017-03-16
ISSN: 1678-9601
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPAF2017bpd48.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace