Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1063220
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: TONIETTO, J.
ZANUS, M. C.
FALCADE, I.
GUERRA, C. C.
Additional Information: JORGE TONIETTO, CNPUV; MAURO CELSO ZANUS, CNPUV; Ivanira Falcade; CELITO CRIVELLARO GUERRA, CNPUV.
Title: O regulamento de uso da indicação geográfica Monte Belo.
Publisher: Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, dez. 2016
Series/Report no.: (Embrapa Uva e Vinho. Documentos, 102)
Language: pt_BR
Keywords: Indicação geográfica (IG)
Indicação de procedência (IP)
Denominação de origem (DO)
Vinhos finos tranquilos
Vinhos finos espumantes
Vinhos brasileiros
Produção vitivinícola
Terroir (vitivinícola)
IG Monte belo
Monte Belo
IG
Regulamento de uso do Vale
Description: O desenvolvimento de indicações geográficas (IG) de vinhos finos representa um novo estágio de organização da produção vitivinícola em áreas delimitadas no Brasil, com impactos na qualidade e identidade dos produtos e no reconhecimento dos vinhos junto aos mercados consumidores. As indicações geográficas geram produtos a partir de uma coletividade de produtores localizados em uma área geográfica delimitada. Tal produção, vinculada a este espaço, no qual há um saber coletivo de interações entre um meio físico e biológico identificado e as práticas vitivinícolas utilizadas, confere características distintivas aos produtos originários deste espaço, caracterizando o conceito de terroir vitivinícola, conforme define a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). O terroir inclui, também, características específicas do solo, da topografia, do clima, da paisagem e da biodiversidade. Este saber coletivo se expressa no Regulamento de Uso da Indicação Geográfica Monte Belo, que norteia a produção e colocação no mercado de vinhos finos tranquilos e espumantes originais, constituindo-se num compromisso dos produtores para com os consumidores. A gestão e a proteção desta IG são conferidas à Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (APROBELO). Assim, com o objetivo de dar visibilidade e transparência, esta publicação disponibiliza o Regulamento de Uso da Indicação de Procedência Monte Belo. Apresenta, ainda, ações e projetos que possibilitaram a estruturação da IG, bem como o sistema de controle existente para assegurar o cumprimento do estabelecido no Regulamento de Uso, controle este sob a responsabilidade dos produtores e do Conselho Regulador da APROBELO, que possibilita atestar a conformidade dos produtos. As informações são de interesse de produtores e consumidores, no mercado nacional e internacional, apresentando os padrões diferenciados de produção e de qualidade dos vinhos finos desta IG, que compõe a diversidade dos territórios do vinho brasileiro.
Thesagro: Vinho
Data Documento: 2017-02-08
ISSN: 1808-4648
Appears in Collections:Série Documentos (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Doc102.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace