Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1059243
Título: Não preferência para alimentação em linhagens de meloeiro por mosca-minadora, Liriomyza sativae.
Autor: DIAS, N. da S.
OLIVEIRA, N. R. X de
CELIN, E. F.
COSTA-LIMA, T. C. da
PAIVA, L. G. G.
Afiliación: NIVIA DA SILVA DIAS PINI, CNPAT; Nádylla Régis Xavier de Oliveira, Bióloga, estagiária do Laboratório de Entomologia da Embrapa Agroindústria Tropical.; Elaine Facco Celin, Engenheira-agrônoma, M.Sc. em Genética e Melhoramento, bolsista da Embrapa Agroindústria Tropical.; TIAGO CARDOSO DA COSTA LIMA, CPATSA; Lorena Gomes Girão Paiva, Graduanda em Agronomia, estagiária do Laboratório de Entomologia da Embrapa Agroindústria Tropical.
Año: 2016
Referencia: Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2016.
Páginas: 15 p.
Descripción: A mosca-minadora é a principal praga do meloeiro no Brasil e motivo para o uso abusivo de inseticidas. Considerando que a implantação de cultivares resistentes se apresenta como uma alternativa promissora, este trabalho avaliou o efeito de diferentes linhagens de meloeiro sobre a biologia (número de minas, sobrevivência larval e pupal) da mosca-minadora Liriomyza sativae, com o objetivo de encontrar, entre os materiais testados, linhagens que sejam menos danificadas por L. sativae . Avaliaram-se 17 linhagens de meloeiro, provenientes do Programa de Melhoramento de Melão da Embrapa, incluindo o híbrido comercial ?Goldex? como testemunha suscetível. No teste com chance de escolha, não foram constatadas diferenças significativas entre as linhagens em relação às características biológicas avaliadas. No entanto, com base no número de larvas/planta no teste de confinamento, 12 linhagens mostraram-se mais promissoras (MX1, MX2, MX6, MX9, MX10, MX11, MX13, MX14, MX15, MX16, MX17 e MX18), sendo os acessos menos preferidos pra alimentação. Dentre as linhagens, a MX10 e a MX11 prolongaram a duração do período pupal. Assim, sugere-se haver resistência do tipo não preferência nos 12 acesso e a presença de algum grau de antibiose nas linhagens MX10 e MX11.
Thesagro: Inseto
Praga
Melão
Controle biologico
Liriomyza Sativae
NAL Thesaurus: Biological control
Palabras clave: Meloeiro
Mosca-minadora
Insect
Citación: (Embrapa Agroindústria Tropical. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 114).
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BPD-114.-Mosca-mineradora.pdf2.93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace