Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1037827
Título: Variação espaço-temporal da área plantada com sorgo granífero no Brasil nas últimas décadas.
Autoria: LANDAU, E. C.
MENDES, S. M.
LONGO, L. A. F. de B.
HIRSCH, A.
GUIMARAES, D. P.
Afiliação: ELENA CHARLOTTE LANDAU, CNPMS; SIMONE MARTINS MENDES, CNPMS; LUCIENE APARECIDA FERREIRA DE BARROS LONGO, Bolsista; ANDRE HIRSCH, UFSJ, Campus de Sete Lagoas, MG.; DANIEL PEREIRA GUIMARAES, CNPMS.
Ano de publicação: 2015
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2015.
Páginas: 20 p.
Conteúdo: O sorgo é o quinto cereal mais importante no planeta, sendo precedido pelo trigo, arroz, milho e cevada. Representa uma alternativa importante para auxiliar no abastecimento do mercado de grãos e, por suas características nutricionais, tem sido pesquisado como ingrediente energético alternativo ao milho. Geralmente apresenta preço inferior, sendo ainda mais vantajoso do que o milho quando cultivado em regiões de solos arenosos e clima seco (déficit hídrico), onde apresenta melhor rendimento de nutriente por unidade de área que o milho e outros cereais, além de apresentar menor demanda de insumos, e indicação de ocorrência de menor incidência de micotoxinas nos grãos. Adicionalmente, possibilita a elaboração de alimentos sem glúten, importantes para celíacos, pessoas sem tolerância à ingestão de alimentos que contêm glúten. Na ração de aves, suínos, bovinos, cães e gatos, o sorgo sem tanino ou com baixo tanino também pode substituir integralmente o milho. Quanto à época para o plantio de sorgo granífero, no Rio Grande do Sul é indicado o plantio entre setembro e dezembro; no Centro-Oeste e Sudeste, é recomendado o plantio entre janeiro e março, ocorrendo, porém, em sucessão à soja, geralmente a partir da segunda quinzena de fevereiro. No Nordeste predomina a indicação de plantio entre janeiro e maio, sendo plantado com maior frequência em março, na época das chuvas. Trabalho realizado em Rio Verde/GO ressalta que a partir de fevereiro o plantio de sorgo apresenta maior viabilidade econômica que o do milho. Ações que demandem o conhecimento da variação geográfica da área plantada com sorgo granífero e projetos de zoneamento visando estimar o potencial de expansão futura do sorgo requerem o conhecimento prévio dos locais onde a cultura tem sido plantada anteriormente. O presente trabalho objetivou analisar a evolução espaço-temporal do plantio de sorgo granífero no Brasil a partir da organização de informações históricas em nível municipal.
Thesagro: Sorghum bicolor
Plantio
Zoneamento agrícola
Palavras-chave: Variação geográfica
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 189).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
doc189.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace