Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1037807
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Issue Date: 2015
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: SILVA, D. D. da
COSTA, R. V. da
COTA, L. V.
LANZA, F. E.
GUIMARAES, E. A.
Additional Information: DAGMA DIONISIA DA SILVA, CNPMS; RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; FABRICIO EUSTAQUIO LANZA, Bolsista; ELAINE APARECIDA GUIMARAES, Bolsista.
Title: Micotoxinas em cadeias produtivas do milho: riscos à saúde animal e humana.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2015.
Pages: 27 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 193).
Language: pt_BR
Description: Atualmente, a ocorrência de podridão e mofamento em grãos de milho está entre os principais problemas fitossanitários para essa cultura. A ocorrência de fungos reduz a qualidade e a quantidade de grãos produzidos, resultando em perdas econômicas ao produtor, uma vez que o valor pago pela indústria depende da quantidade de grãos ardidos nas amostras, sendo 6% o valor máximo admitido, até então. Porém, a incidência de fungos nos grãos pode esconder um problema mais sério que a própria podridão, as micotoxinas. Micotoxinas são metabólitos tóxicos produzidos por algumas espécies de fungos presentes nos grãos. A toxidade das micotoxinas a animais e humanos tem como consequência a incidência de doenças diversas, dentre as quais alguns tipos de câncer. Espécies de fungos como Fusarium, Aspergillus e Penicillium são comuns em grãos de milho podres ou mofados e, também, naqueles aparentemente sadios. Essas são as principais espécies produtoras de micotoxinas, como Fumonisinas e Aflatoxinas. A regulamentação mundial dos níveis tolerados de micotoxinas em grãos e em seus derivados ainda precisa ser discutida e padronizada. No entanto, vários fatores dificultam esta regulamentação em nível mundial. Esta publicação objetiva mostrar, de forma simples, o que são micotoxinas e os riscos à saúde humana e animal do seu consumo em diferentes produtos alimentícios à base de milho, além de esclarecer sobre a atual situação regulatória no Brasil.
Thesagro: Fungo
Micotoxina
Zea mays
Year: 2016-02-19
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc193.pdf3,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace