Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1008663
Título: O briquete como alternativa energética para reduzir o desmatamento da Caatinga no Baixo-Açu Potiguar.
Autor: TAVARES, S. R. de L.
TAVARES, M. A. de M. E.
Afiliación: SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS; MARÍLIA AMARAL DE MOURA ESTEVÃO TAVARES, IFRN.
Año: 2014
Referencia: In: TAVARES, S. R. de L. (ed.). Biocombustíveis sólidos: fonte energética alternativa visando a recuperação de áreas degradadas e à conservação do Bioma Caatinga. Natal: IFRN; Brasília, DF: Embrapa, 2014. cap. 10, p. 293-328.
Descripción: A produção de pellets e briquetes traz consigo algumas inviabilidades técnicas que dificultam a inserção desses combustíveis no rol de alternativas energéticas oriundas da biomassa. Contudo, estudos indicam que a região do Baixo-Açu potiguar possui todos os pré-requisitos necessários para se transformar num polo de produção de biocombustíveis adensados, como resíduos florestais abundantes (baganas de carnaúba) e possibilidade de incorporação de grandes áreas irrigadas para produção de espécies vegetais energéticas, além de outras vantagens comparativas em relação às demais regiões do Estado. A criação de um cluster energético poderia tirar o principal segmento industrial da região – a produção de cerâmica vermelha – da dependência única e exclusiva da lenha, retirada de forma insustentável das matas nativas, comprometendo cada vez mais o frágil bioma da Caatinga.
Thesagro: Briquete
Palabras clave: Resíduo vegetal
Fonte energética
Matriz energética
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
O-briquete-como-alternativa-energetica-2014.pdf858.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace