Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/974134
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 17-Dez-2013
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: RIBEIRO, P. E. de A.
QUEIROZ, V. A. V.
COSTA, C. L. dos S.
COSTA, R. V. da
Informaçães Adicionais: PAULO EDUARDO DE AQUINO RIBEIRO, CNPMS; VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS; CASSIANO LINO DOS SANTOS COSTA, UFMG; RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS.
Título: Validação de métodos para determinação de zearalenona e fumonisinas totais por fluorimetria em amostras reduzidas de milho.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2013.
Páginas: 28 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 86).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Dois métodos para determinação de micotoxinas em grãos de milho foram internamente validados com base nos critérios: limite de detecção (LD), limite de qualificação (LQ), linearidade, recuperação, repetitividade e estabilidade. Zearalenona e fumonisinas foram extraídas a partir de quantidades reduzidas de amostra, passadas através de colunas de imunoafinidade específicas, eluídas e quantificadas em fluorímetro. Para a zearalenona, LD e LQ foram 0,02 mg kg-1 e 0,07 mg kg-1, respectivamente, a recuperação das amostras fortificadas de milho foi maior do que 78%, o coeficiente de variação (CV) foi de 4,9% e uma correlação linear foi encontrada entre as leituras e os níveis de fortificação, com coeficiente de correlação r =0,997. Para fumonisinas totais, os resultados foram LD = 0,6 mg kg-1, LQ = 1,9 mg kg-1, recuperação = 88%, CV = 17% e r = 0,977. A estabilidade da análise de fumonisinas totais foi avaliada e constatada por um período de tempo de pelo menos três meses, em um nível de significância de 5%. Os resultados são satisfatórios, tendo em vista a nova regulamentação brasileira sobre o assunto. A redução em 80% na massa das amostras e outros ajustes feitos na rotina da análise em relação ao método de referência foram aprovados para fins de pesquisa, levando a uma economia substancial de reagentes e a uma redução substancial na geração de resíduos perigosos contendo metanol.
Thesagro: Micotoxina
Resíduo
Fungo
Zea mays
NAL Thesaurus: Mycotoxins
Fungi
Fungal toxins
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bol86.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace