Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/954653
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 1-Abr-2013
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: CUNHA, T. J. F.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
GIONGO, V.
TEIXEIRA, A. H. de C.
ARAUJO FILHO, J. C. de
SILVA, M. S. L. da
SA, I. B.
TAURA, T. A.
Informaçães Adicionais: TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; ANTONIO HERIBERTO DE C TEIXEIRA, CPATSA; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; IEDO BEZERRA SA, CPATSA; TATIANA AYAKO TAURA, CPATSA.
Título: Solos do Município de Lagoa Grande: margem esquerda do Rio São Francisco, Estado de Pernambuco.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.
Páginas: 44 p.
Série: (EMBRAPA-CPATSA. Boletim de Pesquisa, 105).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Código florestal
Semiárido
Rio São Francisco
Mapeamento
Degradação
Natural research.
Conteúdo: A utilização inadequada do solo e demais recursos naturais tem trazido uma série de problemas ambientais, gerando, muitas vezes, situações de difícil reversibilidade. Por meio da caracterização morfológica dos solos, da interpretação dos resultados analíticos, do conhecimento das características climáticas e das condições de relevo e geologia da região, é possível a indicação de técnicas de manejo adequadas, com o objetivo da recuperação e conservação ou melhoria das condições ambientais e para o uso do solo com lavouras em bases sustentáveis. Este trabalho objetiva contribuir para um melhor conhecimento dos solos da margem esquerda do Rio São Francisco, no Município de Lagoa Grande, Pernambuco, principalmente quanto à sua classificação taxonômica e variação de seus atributos físicos e químicos na paisagem. Foram identificadas nove unidades de mapeamento dominadas pelas classes dos Argissolos, Cambissolos, Neossolos Litólicos, Planossolos. Na região mapeada do Município de Lagoa Grande, os Argissolos Amarelos e Vermelho-Amarelos somam 14.786,609 ha, o que corresponde 87,55% da área total. Os Cambissolos compreendem 1.675,43 ha (9,92%), os Neossolos Litólicos 65,126 ha (0,39%) e os Planossolos 347,323 ha (2,06%). A escala final do trabalho foi de 1:25:000.
Thesagro: Recurso natural
Solo
Cobertura Vegetal
Classificação do Solo
Levantamento.
NAL Thesaurus: Soil.
Ano de Publicação: 2012
ISSN: 1808-9968
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD105.pdf4,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace