Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/950495
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrobiologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2012
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: GONÇALVES JÚNIOR, M.
SILVA, A. G. de B.
CORDEIRO, A. A. dos S.
GUERRA, J. G. M.
ESPINDOLA, J. A. A.
ARAUJO, E. da S.
Additional Information: UFRRJ; USP; UFRRJ; JOSE GUILHERME MARINHO GUERRA, CNPAB; JOSE ANTONIO AZEVEDO ESPINDOLA, CNPAB; EDNALDO DA SILVA ARAUJO, CNPAB.
Title: Crescimento da leguminosa arbustiva Tephrosia vogelii em sistema orgânico de produção.
Publisher: Seropédica Embrapa Agrobiologia, 2012.
Series/Report no.: (Embrapa Agrobiologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 86).
Language: pt_BR
Keywords: Crescimento de planta
Cultivo orgânico.
Description: Adubação verde é uma prática capaz de elevar a produtividade agrícola, melhorando as características do solo e auxiliando no controle de fitopatógenos e plantas invasoras. Tefrósia (Tephrosia vogeliiHook. F.) é uma leguminosa arbustiva nativa da África, onde é cultivada como aduboverde. Trabalhos científicos avaliando a contribuição desta espécie nascondições brasileiras são restritos, notadamente na região Sudeste. Este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento vegetativo de tefrósiapara aferir seu potencial agronômico como adubo verde. Um experimentofoi implantado em dezembro de 2009, em Planossolo Háplico, no Sistema Integrado de Produção Agroecológica, Seropédica, RJ. A semeadura foi realizada na área experimental, com espaçamento de 1,5 m entre linhas e 0,5 m entre plantas. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de 12 épocas de amostragem, com intervalos mensais. Foram avaliados: altura das plantas; diâmetro do caule; área foliar; biomassa seca de folhas, caules, raízes e nódulos; produtividade de biomassa seca e nitrogênio total acumulado na parte aérea. Aos 360 dias após semeadura, a produtividade de biomassa seca aérea foi da ordem de 11,2 Mg ha-1, além de 72 kg de N acumulado ha-1 nas folhas e 120 kg de N acumulado ha-1 no caule. A partir dos resultados obtidos, demonstrou-se que esta espécie apresenta potencial para inclusão como adubo verde em sistemas orgânicos de produção nas condições edafoclimáticas da Baixada Fluminense.
Thesagro: Arbusto.
Data Documento: 2013-02-21
ISBN: 1676-6709
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bot08612.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace