Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/882167
Título: Projeto SENSOR: políticas públicas relacionadas à expansão da cana-de-açúcar para a produção de biocombustíveis.
Autoria: MONTEIRO, J. M. G.
ELABRAS-VEIGA, L. B.
COUTINHO, H. L. da C.
Afiliação: JOYCE MARIA GUIMARAES MONTEIRO, CNPS
LILIAN BECHARA ELABRAS-VEIGA, UFRJ
HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO, CNPS.
Ano de publicação: 2010
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2010.
Páginas: 28 p.
Conteúdo: O projeto SENSOR é um consórcio, firmado em 2004, entre 38 instituições de pesquisa em 15 países, para "desenvolver uma ferramenta para a avaliação dos impactos econômicos sociais e ambientais futuros (Sustainability Impact Assessment Tools, SIAT ) em diferentes cenários resultantes da implementação de políticas públicas de mudança de uso do solo, de forma a garantir a sustentabilidade" (SENSOR, 2004). Em 2006, o projeto SENSOR foi expandido para quatro países fora da União Europeia: Brasil, Argentina, China e Uruguai (SENSOR-TTC). Com base no SENSOR-EU, o SENSOR-TTC deve adaptar as ferramentas e o conhecimento adquirido do projeto desenvolvido pelo SENSOR-EU às condições específicas e às políticas públicas de mudança de uso do solo em cada um destes países. Para tanto, dois estudos de caso foram selecionados pela equipe do SENSOR - TTC: a expansão da cana-de-açúcar para a produção de biocombustíveis no Brasil (bacia do rio da Prata) e a expansão da silvicultura (reflorestamento para produção de madeira) no Estado de Santa Catarina (sul do Brasil) na Argentina e Uruguai. A Embrapa Solos foi responsável pelo desenvolvimento do estudo de caso da expansão da cana de açúcar. Uma parte do projeto de pesquisa da equipe SENSOR da Embrapa Solos foi, portanto, analisar e discutir as políticas públicas e sua interferência na expansão da cana-de-açúcar. Também foram investigados os impactos ambientais, sociais e econômicos da expansão canavieira no Brasil. Esse trabalho apresenta, especificamente, os resultados da avaliação das políticas públicas implementadas no país e os impactos relacionados à expansão da cana-de-açúcar para a produção de biocombustíveis (etanol).
Thesagro: Políticas Públicas
Biocombustível
Cana de Açúcar
Série: (Embrapa Solos. Documentos, 124).
ISSN: 1517-2627
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
documentos124.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace