Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/880835
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Data do documento: 15-Mar-2011
Tipo do Material: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Autoria: ARAUJO FILHO, J. A. de.
SILVA, N. L. da
FRANÇA, F. M. C.
CAMPANHA, M. M.
SOUSA NETO, J. M. de.
Informaçães Adicionais: JOÃO AMBRÓSIO DE ARAÚJO FILHO, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, CE.; NILZEMARY LIMA DA SILVA, CNPC; Francisco Mavignier Cavalcante França, Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, Fortaleza, CE; MONICA MATOSO CAMPANHA, CNPC; Jaime Martins de Sousa Neto, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE.
Título: Sistema de produção agrossilvipastoril no semiárido do Ceará.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Fortaleza: Secretaria de Recursos Hídricos, 2010.
Páginas: 33 p.
Série: (Cartilhas temáticas tecnologias e práticas hidroambientais para convivência com o Semiárido, v. 10).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sistema agrossilvipastoril
Viabilidade econômica
Tecnologia social
Semiárido
Brasil
Ceará
Conteúdo: As técnicas agroflorestais têm sido desenvolvidas empiricamente e vêm sendo utilizadas há várias gerações pelos índios e o homem do campo em diferentes partes do mundo, mas só recentemente têm despertado interesse como atividade científica (Constantin, 2009). De um modo geral, os sistemas agroflorestais têm sido apontados como de grande relevância, por contribuir com o desenvolvimento de comunidades rurais. No mundo tropical, tais técnicas têm sido utilizadas com efi cácia, principalmente para atender à necessidade de produção de alimentos para o homem e para os animais, associando cultivos agrícolas, exploração pecuária e manejo de espécies florestais. O diferencial inovador desse sistema é a inserção da exploração extrativa vegetal e silvícola no conjunto de produtos do estabelecimento. Lenha, carvão, estacas, mel de abelha e outros produtos, proporcionados pela diversidade da caatinga, passam a ser tão importantes quanto a produção agrícola e pecuária. A melhoria do padrão ecológico da microbacia hidrográfica e, em consequência, do estabelecimento agrícola, decorrente da valorização de pastagens e da associação de árvores madeireiras que protegem o solo, os cultivos e os animais, contribui para a elevada valorização econômica das terras benefi ciadas com esse sistema de exploração.
Thesagro: Caprino
Ovino
Desenvolvimento sustentável
Agricultura familiar
Caatinga
Pequeno produtor
NAL Thesaurus: Agrosilvopastoral systems
Economic viability
Semiarid zones
Brazil
Smallholders
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Folder / Folheto / Cartilha (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARTILHASSistemadeproducaoagrossilvipastorilnosemiarido.pdf585,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace