Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/878983
Título: Coleção ativa de germoplasmas de Coffea arabica L.: situação atual, caracterização e perspectivas para Rondônia.
Autor: RAMALHO, A. R.
VENEZIANO, W.
ROCHA, R. B.
OLIVEIRA, C. L. L. G. de
CASSARO, J. D.
Afiliación: ANDRE ROSTAND RAMALHO, CPAF-RO; Wilson Veneziano, Pesquisador aposentado, Embrapa Rondônia; RODRIGO BARROS ROCHA, CPAF-RO; Estagiária, Embrapa Rondônia.
Año: 2010
Referencia: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2010.
Descripción: Em Rondônia, cultivares da espécie arábica (Coffea arabica L.; Rubiaceae) são plantadas em apenas 5 % da área total (160 mil hectares) do parque cafeeiro estadual, dentre outros motivos, por causa da C. arabica apresentar restrita variabilidade genética para os caracteres de importância adaptativa, econômica e de defensividade nas condições ambientais da Amazônia Ocidental. As principais cultivares comerciais brasileiras de C. arabica são muito aparentadas entre si por serem exclusivamente descendentes das populações-base Bourbon e Typica. De 1978 a 2000, foram introduzidos e avaliados, aproximadamente, 120 acessos de C. arabica provenientes de várias instituições brasileiras de pesquisa agropecuária. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização preliminar dos acessos de cafeeiros arábica, mantidos na Coleção Ativa de Germoplasma da Embrapa Rondônia em Ouro Preto d’Oeste, RO. Utilizaram-se 26 acessos (cultivares e linhagens irmãs) de C. arabica, provenientes dos principais programas de melhoramento genético do cafeeiro arábica do Brasil. Foram avaliadas 28 características por meio de descritores (morfológicos e agronômicos) mínimos diferenciadores, atualmente usados para registro ou proteção de cultivares comercial de café. A utilização conjunta da maioria dos descritores usados neste trabalho possibilitou, com relativa facilidade, discriminar fenotipicamente as cultivares cafeeiras entre si. A coloração das folhas jovens e dos frutos maduros são os descritores genéticos qualitativos mais facilmente identificáveis e que mais contribuíram na distinção eficiente dos germoplasma cafeeiros caracterizados. O uso das variáveis descritoras qualitativas (coloração dos brotos, cor dos frutos maduros, porte da planta e ciclo de maturação) foram eficientes na caracterização dos acessos estudados. De modo geral, estes resultados são concordantes com outros trabalhos similares realizados com a maioria das cultivares e,ou linhagens caracterizadas.
Thesagro: Café
Germoplasma
Citación: (Embrapa Rondônia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 67).
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
bpd67cafe.pdf958,58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace