Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/868895
Title: Descritores epidérmicos de cyperaceae forrageiras - guia para identificação da dieta de herbívoros usando o programa Delta.
Authors: ALVAREZ, J. M.
DESBIEZ, A. L. J.
SANTOS, S. A.
GARCIA, J. B.
BUENO SOBRINHO, A. A.
MACHADO, S. R.
Affiliation: JULIANA MAGALHÃES ALVAREZ, ROYAL ZOOLOGICAL SOCIETY OF SCOTLAND; ARNAUD LÉONARD JEAN DESBIEZ, ROYAL ZOOLOGICAL SOCIETY OF SCOTLAND; SANDRA APARECIDA SANTOS, CPAP; JOAO BATISTA GARCIA, CPAP; ANTONIO ARANTES BUENO SOBRINHO, CPAP; SILVIA RODRIGUES MACHADO, UNESP-BOTUCATU.
Date Issued: 2010
Citation: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2010.
Pages: 28 p.
Description: Este Boletim de Pesquisa lista os descritores anatômicos da epiderme das folhas das forrageiras de Cyperaceae. Esta família constitui uma das três famílias de forrageiras mais importantes do Pantanal, com aproximadamente 90 espécies. Como muitas dessas espécies fazem parte da dieta dos diferentes herbívoros domésticos e silvestres que habitam o Pantanal, a definição desses descritores epidérmicos para uso no sistema Delta é de fundamental importância para a leitura de lâminas fecais visando a identificação da dieta. Esta publicação, junto com os boletins de pesquisa números 95 e 96, vai facilitar o uso do programa Delta para estudos da dieta de herbívoros no Pantanal, e também para o desenvolvimento de adaptação para estudos desse tipo em outras regiões do país.
Thesagro: Anatomia Vegetal
Gramínea Forrageira
Alimentação
NAL Thesaurus: Forage grasses
Animal feeding
Keywords: Dieta de herbivoros
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 97)
ISSN: 1981-7215
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BP97.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace