Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/812820
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 20-Abr-2010
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: NOGUEIRA, M. F.
NETO, A. A. da C.
JULIANO, R. S.
SANTOS, C. J. S.
MONTEZUMA, E. de S.
REIS, J. K. P. dos
Informaçães Adicionais: MARCIA FURLAN NOGUEIRA TAVARES DE LIMA, CPAP; Aparecida Amorim da Costa Neto, IAGRO; RAQUEL SOARES JULIANO, CPAP; CARLOS JOSE SOUSA SANTOS, CPAP; Elisa de Souza Montezuma, UFMS; Jenner Karlisson Pimenta dos Reis, UFMG.
Título: ELISA rgp90 - metodologia alternativa para o diagnóstico da anemia infecciosa equina no Pantanal.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Corumba: Embrapa Pantanal, 2009.
Páginas: 18 p.
Série: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa, 93).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: equídeo
muar
AIE
retrovírus
IDGA
sorologia
Conteúdo: Como teste oficial para diagnóstico da anemia infecciosa equina (AIE), a política governamental brasileira para prevenção e controle da AIE determina que seja usado o teste de imunodifusão em gel de ágar (IDGA) com a proteína p26 do capsídeo viral como antígeno. A Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) afirma que a IDGA e os testes de imunoadsorção enzimática (ELISAs) são ambos testes acurados e confiáveis, classificando os últimos como testes alternativos. Internacionalmente, há quatro ELISAs disponíveis, três usando a p26, e um a p26 e a gp45, um antígeno da transmembrana viral. Pesquisadores brasileiros desenvolveram um ELISA indireto com uma glicoproteína recombinante da superfície viral, a rgp90. Anticorpos contra a gp90 são usualmente detectados antes dos anticorpos contra a p26, e quando os níveis de replicação viral são extremamente baixos. O objetivo deste estudo preliminar foi comparar o desempenho do ELISA rgp90 com a oficialmente aceita IDGA utilizando a p26, em amostras de equídeos do Pantanal.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP93.pdf362,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace