Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/812527
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 14-Dez-2007
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: TOMICH, R. G. T.
TOMICH, T. R.
CURADO, F. F.
PELLEGRIN, A. O.
MORAIS, M. das G
BARBOSA-STANCIOLI, E.F.
Informaçães Adicionais: Renata Graça P. Tomich, CNPq; Thierry R. Tomich, Embrapa Pantanal; Aiesca O. Pellegrin, Embrapa Pantanal; Fernando Freury Curado, Embrapa Tabuleiros Costeiros; Maria da G. Morais, UFMS; Edel F. Barbosa-Stancioli, UFMG;.
Título: Sistema de produção e utilização da mandioca em assentamentos rurais de Corumbá, MS.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2006.
Páginas: 30 p.
Série: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa, 70)
Idioma: pt_BR
Notas: Formato Eletrônico.
Palavras-chave: Alimentação animal
subproduto agrícola.
Conteúdo: Como base para estudos sobre a viabilidade de utilização de resíduos da cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz) para a alimentação de ruminantes na época de seca, foi avaliado o sistema de produção e de utilização dessa cultura em assentamentos rurais localizados no município de Corumbá, MS. A coleta de dados foi realizada por observação participante e por aplicação de questionários dirigidos a 235 produtores de base familiar residentes nos assentamentos Mato Grande, Paiolzinho, Tamarineiro II e Taquaral. Procurou-se identificar a influência de fatores sociais, econômicos e culturais sobre o processo produtivo e de utilização da mandioca nessas comunidades. Os resultados obtidos indicam a bovinocultura como a principal atividade econômica desenvolvida pelas famílias assentadas, seguida pela agricultura. A mandioca destaca-se como uma cultura importante para a região, tanto economicamente como para a segurança alimentar das famílias assentadas, com um grande percentual de famílias produtoras (69,7%). A parte aérea da mandioca vem sendo utilizada apenas como alimento fresco fornecido aos animais no momento da colheita. A necessidade de possuir triturador de forragem foi identificada pela própria comunidade como um dos principais fatores limitantes para a utilização dos resíduos da cultura da mandioca como subproduto da produção agrícola a ser empregado para alimentação de ruminantes.
Thesagro: Agricultura Familiar
Resíduo Agrícola
Renda Familiar
Segurança Alimentar.
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP70.pdf400,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace