Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/811023
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 12-Abr-2004
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: ROTTA, M. A.
AFONSO, L. O. B.
PENZ JÚNIOR, A. M.
WASSERMANN, G. J.
Informaçães Adicionais: Embrapa Pantanal (Corumbá, MS); Institute for Marine Biosciences (Halifax, NS, Canadá); UFRGS. Faculdade de Agronomia (Porto Alegre, RS); Nutron Alimentos Ltda (Campinas, SP).
Título: Uso da farinha de minhoca como alimento para pós-larvas de tilápia.
Edição: 2003
Fonte/Imprenta: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2003.
Páginas: 35 p.
Série: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 45).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Farinha de minhoca
Análise de custo
Fonte protéica
Desempenho animal
Earthworm meal
Feeding
Costs analysis
Protein source.
Conteúdo: Foi avaliada a influência da substituição da farinha de peixe pela farinha de minhoca (Eisenia foetida) no crescimento de pós-larvas de tilápia nilótica (Oreochromis niloticus). A farinha de peixe, que correspondeu a 50% da proteína da dieta, foi substituída pela farinha de minhoca nos seguintes níveis: 0%, 20%, 40%, 60%, 80% e 100%. Os peixes foram alimentados à vontade, quatro vezes ao dia, sendo pesados e medidos aos 21 e 41 dias de experimentação. O delineamento experimental foi o completamente casualizado, com quatro repetições por tratamento e 20 peixes por unidade experimental. Os dados coletados foram analisados pela ANOVA, sendo as médias posteriormente classificadas pelo teste de Tukey (5%). Após 21 dias, não houve diferença significativa entre os tratamentos. Entretanto, aos 41 dias houve diferença significativa entre os tratamentos e os animais com o nível de substituição de 20% apresentaram os maiores pesos e taxas de crescimento específico, e os animais com o nível de substituição de 100% os menores. Durante o período experimental não houve diferença significativa entre os tratamentos em relação à sobrevivência dos animais. Os resultados mostram que baixos níveis de substituição da farinha de peixe (20%) melhoram o crescimento dos animais e que a substituição total da farinha de peixe pela farinha de minhoca é prejudicial ao desenvolvimento dos peixes, mas não afeta a sua sobrevivência.
Thesagro: Alimentação
Farinha de Peixe
Peixe
Nutrição
Tilápia.
NAL Thesaurus: animal performance
fish meal
fish
nutrition.
Ano de Publicação: 2003
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP45.pdf321,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace