Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/698626
Título: As pequenas brocas do cupuaçu, Xyleborus sp. e Hypocryphalus sp. (Coleoptera: Scolytidae): danos e indicações de manejo em sistemas agroflorestais de Rondônia.
Autoria: TEIXEIRA, C. A. D.
VELD, P. van der.
Afiliação: CESAR AUGUSTO DOMINGUES TEIXEIRA, CPAF-RO
PIETER VAN DER VELD, INSTITUTO PARA O HOMEM, AGRICULTURA E ECOLOGIA.
Ano de publicação: 1997
Referência: Porto Velho: EMBRAPA-CPAF Rondônia, 1997.
Páginas: 16 p.
Conteúdo: Trabalho desenvolvido em dois sistemas Agroflorestais na zona rural de Porto Velho - Rondônia. Num deles, ocupando área de 0,6ha, foram plantados cupuaçu e bandarra (Schilozobium amazonicum), além de outras duas especies madeireiras, teca (Tectona grandis) e mogno (Swietenia macrophylla). No outro sistema com área de 1,3ha foram plantada os cupuaçu, pupunha e banana. Além destas, o sistema recebeu as especies madeireiras: teca, mogno, cedro (Cedrela odorata), ipê (Tabebuia), cerejeira (Torresea acreana, freijo (Cordia sp) e copaíba (Copaifera multijuga). Considerou-se o ataque de Xyleborus sp e Hypocrypahlus sp em relação as condições de cultivo implementadas para o cupuaçu em Rondônia. Traz indicações de manejo de cultivo em sistemas agroflorestais em áreas de "derruba & queima", onde a presença de tocos(madeira morta) e frequente e significativa.
Thesagro: Broca
Cupuaçu
Inseto
Manejo
Praga
Theobroma Grandiflorum
NAL Thesaurus: Xyleborus
Hypocryphalus
Palavras-chave: Brasil
Rondonia
Pest
Insect
Management
Série: (EMBRAPA-CPAF Rondônia. Circular técnica, 27).
ISSN: 0103-9334
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Circ.T270001.pdf6.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace