Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/697950
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Rondônia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 23-Nov-1995
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: GONÇALVES, C.A.
Título: Crescimento e composição química das gramíneas Brachiaria humidicola, Andropogon gayanus cv.Planaltina e Setaria sphacelata cv. Nandi em Porto Velho-RO.
Edição: 1985
Fonte/Imprenta: Porto Velho: EMBRAPA-UEPAE Porto Velho, 1985.
Páginas: 55p.
Série: (EMBRAPA-UEPAE Porto Velho. Boletim de Pesquisa, 4).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Graminea
Brachiaria humidicola
Andropogon gayanus
Setaria sphacelata
Crescimento
Composicao quimica
Brasil
Rondonia
Porto Velho
Forage grasses
Growth
Chemistry composition
Brazil
Conteúdo: Experimento conduzido em Porto Velho-RO, em Latossolo Amarelo, textura pesada e baixa fertilidade, com o objetivo de verificar a variacao estacional de producao de gramineas utilizadas em Rondonia. O delineamento foi em blocos casualizados com fatorial completo (3 x 6 x 4) e tres repeticoes, constituindo-se os trabalhos de: tres gramineas(Brachiaria humidicola, Andropogon gayanus cv Planaltina e Setaria sphacelata cv Nandi), seis crescimentos (I-abr./maio, II-jun./jul., III-ago./set., IV-out./nov., V-dez./jan., VI-fev./mar.), quatro idades (21, 35, 49 e 63 dias). As pastagens de Andropogon gayanus e Setaria apresentam boas condicoes de serem utilizadas na regiao com idade em torno de 49 dias, enquanto que, com a B. humidicola (Quicuio da Amazonia), o pastejo pode ser efetuado entre as idades de 35-49 dias. As gramineas em referencia apresentam crescimento estacional durante o periodo de estiagem, principalmente a Setaria e Andropogon. As taxas de crescimento verificadas no periodo das aguas e estiagem foram: B. humidicola - 38,6 e 28,6; Andropogon - 50,9 e 22,7; Setaria - 31,0 e 19,9 Kg/ha/dia de materia seca, respectivamente. Os teores medios de PB, P, Ca, K e Mg decresceram com a maturidade, com excecao da PB na Setaria.
Ano de Publicação: 1985
ISSN: 0101-6431
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
04marco85.pdf5,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace