Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/665196
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Ocidental - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Data do documento: 19-Ago-1996
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: GALVÃO, E. U. P.
CÉSAR, J.
HOMMA, A. K. O.
Informaçães Adicionais: EMBRAPA-UEPAE de Manaus.
Título: Comparação entre cultivos solteiros e consorciados (mandioca, feijão, arroz e milho) em terra firme, do Estado do Amazonas.
Edição: 1980
Fonte/Imprenta: Manaus: EMBRAPA-UEPAE de Manaus, 1980.
Páginas: 9 p.
Série: (EMBRAPA-UEPAE de Manaus. Circular Técnica, 3).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Feijao-de-corda
Consorciacao
Brasil
Amazonas
Cultural methods.
Conteúdo: Durante o ano agricola 1975/76, foi conduzido, em Latossolo Amarelo, textura muito argilosa, um estudo para avaliar as culturas de mandioca, arroz, feijao e milho, tanto em cultivos solteiros quanto em consorciados. As combinacoes entre as culturas deram origem a quinze sistemas de plantio com delineamento de blocos ao acaso e tres repeticoes. Nao foram usados adubos nem corretivos. Objetivou-se avaliar as oscilacoes de producao das respectivas culturas, decorrentes da consorciacao, bem como estudar as vantagens para o produtor. Foram calculados os indices: uso equivalente de terra (UET) e indice de eficiencia economica (IEE). Os maiores retornos brutos, em ordem decrescente, foram obtidos com as combinacoes: mandioca x feijao; mandioca x milho; mandioca x milho x feijao; mandioca solteira; mandioca x arroz x milho; e mandioca x arroz. A menor produtividade foi a de feijao no tratamento mandioca x arroz x feijao, e a menor renda bruta verificou-se no consorcio arroz x milho. A importancia final deste trabalho reside no fato de que a pratica de consorcio ainda e' pouco disseminada entre os produtores rurais do Estado do Amazonas.
Thesagro: Arroz
Mandioca
Manihot Esculenta
Milho
Oryza Sativa
Sistema de Produção
Zea Mays.
Vigna Unguiculata
NAL Thesaurus: intercropping.
Ano de Publicação: 1980
ISSN: 0101-7101
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CircularTecnica03.pdf531,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace