Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/662246
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 24-Mar-2010
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: SANTOS, F. C. dos
ALBUQUERQUE FILHO, M. R. de
FERREIRA, G. B.
CARVALHO, M. da C. S.
SILVA FILHO, J. L. da
PEDROSA, M. B.
BARBOSA, C. A. da S.
Informaçães Adicionais: FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; MANOEL RICARDO DE ALBUQUERQUE FILHO, CNPMS; GILVAN BARBOSA FERREIRA, CPAF-RR; MARIA DA CONCEICAO SANTANA CARVALHO, CNPAF; JOAO LUIS DA SILVA FILHO, CNPA; MURILO BARROS PEDROSA, Fundação Bahia; CLEITON ANTONIO DA SILVA BARBOSA, Círculo Verde Assessoria Agronômica e Pesquisa.
Título: Pesquisas com fertilidade do solo em sistemas de cultivo no Oeste da Bahia ? safra 2008/2009.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2009.
Páginas: 58 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 89).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Fertilizante
Corretivo
Cerrado
Manejo do solo
Conteúdo: O Oeste da Bahia ocupa hoje posição de destaque no cenário da agropecuária nacional. As culturas da soja, algodão e milho são cultivadas em extensas áreas, trazendo trabalho e renda para a região. O predomínio de solos com teores mais baixos de argila e do uso do sistema plantio convencional aponta para um amplo horizonte de pesquisas, envolvendo sistemas mais conservacionistas, como o plantio direto e integração lavoura-pecuária, com a rotação de culturas sendo um dos pilares de manutenção desses sistemas. As pesquisas com fertilidade do solo assumem papel de destaque na busca de uma exploração mais eficiente, visando subsidiar programas de adubação que otimizem o uso de corretivos e fertilizantes. Dessa forma, o esforço integrado de instituições públicas e privadas, como a parceria entre Embrapa, Fundação Bahia, EBDA, Fundeagro, FNDCT/FINEP/MCT, consultorias, produtores e empresas de insumos agrícolas, tem viabilizado o desenvolvimento de pesquisas em manejo e fertilidade dos solos sob diferentes sistemas de cultivo, visando aumentar a produtividade, a lucratividade e a competitividade da agropecuária do Oeste Baiano. Essa publicação contém os principais resultados das pesquisas com fertilidade do solo realizadas na safra 2008/2009 no Oeste da Bahia, dando continuidade às pesquisas iniciadas desde a década de 1990, que buscam originar referências locais para a correção e adubação do solo pelos técnicos e produtores que atuam na região. Como foco principal, este documento visa contribuir para o uso racional de insumos e manejo adequado dos solos do Oeste baiano, bem como aumentar a eficiência das áreas produtivas para minimizar a pressão por abertura de novas áreas de Cerrado.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc89.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace