Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/662065
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 23-Mar-2010
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: PAZ, A. R. da
VICTORIA, D. de C.
OLIVEIRA, A. F. de
ANDRADE, R. G.
Informaçães Adicionais: ADRIANO ROLIM DA PAZ, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; ARYEVERTON FORTES DE OLIVEIRA, CNPTIA; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM.
Título: Monitoramento espaço-temporal da cana-de-açúcar a partir de índices espectrais de vegetação.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Campinas, SP: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2009.
Páginas: 31 p.
Série: (Embrapa Monitoramento por Satélite. Documentos, 76).
Idioma: pt_BR
Notas: Inclui Metodologia Científica
Palavras-chave: MODIS
Série Temporal
Monitoramento Agrícola.
Conteúdo: Para culturas agrícolas que abrangem grandes áreas, como é o caso da cana-de-açúcar no Brasil, técnicas de geoprocessamento aplicadas a imagens orbitais de alta resolução temporal apresentam grande potencial de mapear e monitorar os ciclos fenológicos/agronômicos das lavouras. Para essa finalidade, destaca-se o uso de séries temporais de índices espectrais de vegetação (IV) como NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) e EVI (Enhanced Vegetation Index) calculados a partir das imagens orbitais de reflectância. Este documento apresenta resultados de uma pesquisa que avaliou a utilização de um método de suavização de perfis temporais de IV e a posterior derivação de parâmetros do ciclo fenológico/agrícola de talhões de cana-de-açúcar, com o objetivo de monitorar e mapear áreas ocupadas por cana-de-açúcar e de distinguir áreas de cana-planta e cana-soca. Foram utilizadas séries temporais de NDVI e EVI do sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) a bordo do satélite Terra referentes a uma região do Nordeste do Estado de São Paulo, densamente ocupada por cana-de-açúcar. Os resultados obtidos mostraram grande utilidade das séries temporais de IV do MODIS para monitorar o ciclo agronômico/fenológico de talhões de cana-de-açúcar. Foi possível acompanhar o desenvolvimento da cana-de-açúcar e identificar a ocorrência de cana-planta ou cana-soca para um determinado talhão. O cultivo de uma cultura de ciclo mais curto, ao fazer a reforma do talhão de cana-de-açúcar, também foi identificado nos perfis temporais. A metodologia desenvolvida para classificação de áreas de cana-de-açúcar obteve erro de comissão relativamente pequeno (<10%), mas ao custo de erro de omissão mais elevado (>40%). A classificação realizada para distinção entre áreas de cana-planta e cana-soca também apresentou resultados interessantes, com erro de omissão em torno de 4% e erro de comissão >30%.
Thesagro: Sensoriamento Remoto.
Ano de Publicação: 2009
ISSN: 0103-78110
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianoCana.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace