Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/659820
Título: Predição de proteína, matéria seca e fósforo em grãos de milho pela espectroscopia de reflectância no infravermelho próximo.
Autoria: GONTIJO NETO, M. M.
SIMEONE, M. L. F.
GUIMARAES, C. de C.
VASCONCELOS, F. V.
UBA, M. A.
Afiliação: MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS; CRISTIANE DE CARVALHO GUIMARAES, CNPMS; FATIMA VILACA VASCONCELOS, FEAD; MARIANA ARAO UBA, FEAD.
Ano de publicação: 2009
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2009.
Páginas: 19 p.
Conteúdo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de curvas de calibração por espectroscopia de reflectância no infravermelho próximo (NIRS) para os teores de matéria seca, proteína e fósforo em amostras de milho processado. Neste trabalho, foi utilizada a espectroscopia no infravermelho com Transformada de Fourier aplicando a técnica de reflectância difusa, cujos dados espectrais foram correlacionados aos valores nutricionais do milho através do método de regressão dos mínimos quadrados parciais (PLS) e diferentes pré-tratamentos matemáticos nos espectros. Para a construção de modelo de calibração, foram utilizados os dados de referência de análises químicas dos valores do teor de matéria seca, proteína bruta e fósforo (P) de 191 amostras de milho em grão de diferentes procedências e variedades. Destas amostras, 114 foram usadas para o modelo de calibração, 48 para validação. A espectroscopia de reflectância no infravermelho próximo, associada ao método de calibração multivariada (PLS), é uma técnica alternativa viável para a determinação do teor de proteína total e matéria seca em amostras de milho moído. As curvas ajustadas para proteína bruta, matéria seca e fósforo apresentaram performance adequada para utilização em amostras provenientes de ensaios de screening ou onde se tem grande número de repetições de amostras por tratamentos. Para utilização em determinações analíticas, como método de rotina laboratorial, os modelos de calibração devem ser aprimorados.
Thesagro: Composto Orgânico
Milho
Valor Nutritivo
Zea Mays
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 9).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bol9.pdf153,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace