Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/65421
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 25-Abr-2003
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: CARDOSO, M. J.
CARVALHO, H. W. L. de
SANTOS, M. X. dos
OLIVEIRA, A. C. de
Informaçães Adicionais: MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; Manoel Xavier dos Santos, Embrapa Milho e Sorgo; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS.
Título: Produtividade de grãos de cultivares de milho na região Meio-Norte do Brasil. Ano agrícola de 2000/2001.
Edição: 2002
Fonte/Imprenta: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2002.
Páginas: 19 p.
Série: (Embrapa Meio-Norte. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 38).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Objetivando conhecer o comportamento de variedades e híbridos de milho, para fins de recomendação na Região Meio-Norte do Brasil, foram avaliadas trinta e seis cultivares (doze híbridos e vinte e quatro variedades) no ano agrícola de 2000/2001. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com três repetições e os ensaios foram distribuídos nos Estados do Piauí (sete ambientes) e Maranhão (quatro ambientes). As análises de variância, tanto a nível de ambientes quanto conjunta, mostraram diferenças genéticas entre as cultivares. Observou-se também comportamentos diferenciados das cultivares ante as oscilações ambientais na análise de variância conjunta. As produtividades médias alcançadas foram altas, atestando o alto potencial da região Meio-Norte do Brasil para a produção de milho, destacando-se os municípios de São Raimundo das Mangabeira, no Maranhão e Baixa Grande do Ribeiro, Teresina e Parnaíba, no Piauí, como mais favoráveis ao desenvolvimento do milho. Os híbridos mostram melhor adaptação que as variedades, sobressaindo-se os: Pioneer X 1318 H, Zeneca 8330, Dina 766 e Colorado 9560, com melhores rendimentos, justificando suas recomendações para uma agricultura mais tecnificada. As variedades SHS 600 EX-200, AL 25, AL 34, AL 30, Sertanejo e São Vicente, com bom desempenho produtivo, apresentam rendimentos de grãos semelhantes a alguns híbridos, justificando suas recomendações para a região.
Thesagro: Grão
Milho
Rendimento
Variedade.
Ano de Publicação: 2002
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP38.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace