Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/638286
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 16-Set-1998
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: OLIVEIRA, J. R. P.
SOARES FILHO, W. dos S.
NASCIMENTO, A. S. do
Costa, D. da C.
MATSUURA, F. C. A. U.
GOMES, J. de C.
CARVALHO, J. E. B. de
REINHARDT, D. H. R. C.
OLIVEIRA, R. P. de
Informaçães Adicionais: JOAO ROBERTO PEREIRA OLIVEIRA, CNPMF; WALTER DOS SANTOS SOARES FILHO, CNPMF; ANTONIO SOUZA DO NASCIMENTO, CNPMF; DILSON DA CUNHA COSTA; FERNANDO CESAR AKIRA URBANO MATSUURA; JAYME DE CERQUEIRA GOMES; JOSE EDUARDO BORGES DE CARVALHO, CNPMF; DOMINGO HAROLDO RUDOLFO C REINHARDT, CNPMF; ROBERTO PEDROSO DE OLIVEIRA.
Título: Programa de pesquisa de acerola a Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Edição: 1998
Fonte/Imprenta: Cruz das Almas: EMBRAPA-CNPMF, 1998.
Páginas: 28p.
Série: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 75).
Idioma: pt_BR
Notas: Memória.
Palavras-chave: Selecao de genotipos
Manejo cultural
Cultura de tecidos
Genotype selection
Cultural management.
Conteúdo: Por sua riqueza em vitamina C e adaptação e ambientes tropicais, a cultura da acerola tem se expandido em varias regiões do pais. Os pomares comerciais brasileiros, porem, apresentam grande desuniformidade entre plantas, no tocante a diversos caracteres de importância agronômica, a exemplo de: produtividade, qualidade de frutos, conformação e vigor da copa. Essa variabilidade genética, todavia, enriquecida pela introdução de variedades promissoras provenientes do exterior, particularmente de Porto Rico e Estados Unidos da América do Norte (Florida e Havai), pode permitir a seleção de genótipos horticulturalmente superiores, possíveis de serem indicados como cultivares adaptadas aos nossos diferentes agro ecossistemas. Com base no exposto, a Embrapa Mandioca e Fruticultura pretende explorar essa variabilidade genética disponível mediante trabalhos de seleção que incluem avaliações relativas a resistência/tolerância a nematoides, além dos caracteres já citados. Prevê-se, também, o desenvolvimento de ações de pesquisa dirigidas a multiplicação rápida de genótipos superiores, ao manejo integrado de plantas daninhas, pragas e doenças, definição de densidades populacionais que permitam maior rentabilidade de produção, indução de florescimento mediante o uso controlado de irrigação, fitorreguladores e manejo de podas, avaliações de diferentes níveis de adubação e interações entre espécies de micorrizas com a cultura.
Thesagro: Malpighia Punicifolia.
NAL Thesaurus: tissue culture
vegetative propagation.
Ano de Publicação: 1998
ISSN: 0101-5171
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProgramadePesquisaJoaoOliveiraDocumentos751998.pdf12,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace