Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/62118
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 23-Ago-2001
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: CARDOSO, M. J.
CARVALHO, H. W. L. de
LEAL, M. de L. da S.
SANTOS, M. X. dos.
Informaçães Adicionais: MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; Maria de Lourdes da Silva Leal, Embrapa Tabuleiros Costeiros; Manoel Xavier dos Santos, Embrapa Milho e Sorgo.
Título: Comportamento, adaptabilidade e estabilidade de cultivares de milho no Estado do Piauí.
Edição: 2000
Fonte/Imprenta: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2000.
Páginas: 24 p.
Série: (Embrapa Meio-Norte. Boletim de pesquisa, 26).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Milho
Variedade
Aclimatação
Conteúdo: Vinte e cinco cultivares de milho foram avaliadas no ano de 1998 no Estado do Piauí, em nove ambientes, visando conhecer o comportamento a adaptabilidade e a estabilidade dessas cultivares para fins de recomendação. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso com três repetições. Foram detectadas, nas análises de variância conjuntas, diferenças entre as cultivares, os ambientes e um comportamento biconsistente das cultivares frente as variações ambientais para as características alturas de planta e de espiga, estande de colheita, número de espigas colhidas e peso de grãos. Em virtude da presença significativa dessa interacão para os pesos de grãos, realizou-se a recomendacão de cultivares procurando-se atenuar o efeito dessa interação através da identificacão de cultivares de melhor adaptação e maior estabilidade de produção, utilizando-se a metodologia proposta por Cruz et al. (1989). A recomendacão de variedades melhoradas e de melhor adaptação poderá contribuir para o aumento da produtividade de milho no Estado do Piauí.
Ano de Publicação: 2000
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP26.pdf841,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace