Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/555403
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Cerrados - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 1-Set-2000
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: PEREIRA, A. V.
PEREIRA, E. B. C.
FIALHO, J. de F.
JUNQUEIRA, N. T. V.
Título: Avaliação preliminar do desempenho de clones de seringueira em condições de cerrado do estado de Goiás e Distrito Federal.
Edição: 1999
Fonte/Imprenta: Planaltina: Embrapa Cerrados, 1999.
Páginas: 16p.
Série: (Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa, 5).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Goiás
Distrito Federal
Brasil
Rubber crops
Desenvolvimento
Development
Rubber tree
Yield savannah.
Conteúdo: Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de clones de seringueira (Hevea spp.) e selecionar os mais produtivos e adaptados as condicoes de cerrado do Estado de Goias e Distrito Federal. Foram conduzidos quatro experimentos de avaliacao de clones em grande escala, sendo: dois em Goiania-GO, um em Porangatu-GO e outro em Planaltina-DF. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com 10 clones e tres repeticoes no experimento 1 de Goiania; 14 clones e quatro repeticoes no experimento 2 de Goiania; 10 clones e tres repeticoes no experimento de Porangatu; e 12 clones e quatro repeticoes no experimento de Planaltina. A parcela experimental foi constituida de 32 plantas, dispostas em quatro linhas de oito plantas, no espacamento de 0,8 m x 2,5 m. O desempenho dos clones foi avaliado pelo desenvolvimento em perimetro do caule a 1,20 m do solo, do potencial de producao da borracha pelo teste de Hamker e Morris-Mann modificado (HMMm) e da incidencia de pragas, doencas e plantas quebradas por ventos. Com base no desenvolvimento e potencial de producao de borracha, os clones RRIM 600, RRIM 701, PR 255, PB 235, GT 1, PR 107 e IAC 15 sao mais promissores para as localidades estudadas, exceto o PR 107 em Planaltina e o IAC 15 em Porangatu. Os clones IAN 2880 e IAN 2878 sao tambem promissores para a regiao de Goiania, pois apresentam desenvolvimento e potencial de producao satisfatorios e nao sao preferidos pelo percevejo-de-renda Leptopharsa heveae Drake & Poor. Esses dois clones, e o RRIM 600 apresentaram maior incidencia de planta quebradas por ventos, enquanto Fx 3846 e IAC 15 apresentaram elevada incidencia de morte descendente de plantas, causada pelo fungo lasiodiplodia theobromae (Pat.) Griff & Maubl. Nas regioes estudadas, o inicio da sangria dos melhores clones esta previsto entre o sexto e setimo anos apos plantio.
Thesagro: Clone
Cerrado
Hevea
Produção
Seringueira.
NAL Thesaurus: clones.
Brazil
Ano de Publicação: 1999
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bolpd05.pdf22,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace