Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/53589
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 21-Dez-1995
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: RAMOS, G.M.
NASCIMENTO, H.T.S. do
NASCIMENTO, M. do P.S.C.B. do
CARVALHO, J.H. de
LEAL, J.A.
Informaçães Adicionais: Gonçalo Moreira Ramos, EMBRAPA-UEPAE de Teresina.; Hoston Tomaz Santos do Nascimento, EMBRAPA-UEPAE de Teresina.; Maria do Perpétuo Socorro Cortez Bona do Nascimento, EMBRAPA-UEPAE de Teresina.; José Herculano de Carvalho, EMBRAPA-UEPAE de Teresina.; José Alcimar Leal, EMBRAPA-UEPAE de Teresina.
Título: Efeito da taxa de lotação em pastagens nativas, com e sem adubação fosfatada e calagem, sobre o ganho de peso em bovinos.
Edição: 1981
Fonte/Imprenta: Teresina: EMBRAPA-UEPAE de Teresina, 1981.
Páginas: 23 p.
Série: (EMBRAPA-UEPAE de Teresina. Boletim de Pesquisa, 1)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Pastagem nativa
Lotacao
Taxa
Bovino
Ganho de peso
Conteúdo: Em area de pastagem nativa, localmente conhecidad como "zona de mimoso" (vegetacao tipo parque) foram estudadas, sem adubacao, as lotacoes de 2,0 e 3,3 ha/animal e, com adubacao a base de 125 kg de superfosfatosimples mais 1 t de calcario dolomitico/ha, as lotacoes de 1,4, 2,0 e 3,3 ha/animal. Com essas taxas de lotacao foram realizadas duas fases experimentais, de junho de 1977 a fevereiro de 1978 e de marco de 1978 a marco de 1979. Usaram-se no experimento, novilhos da regiao, comidade variando de 18 a 24 meses e peso medio, no inicio do experimento, de 194 e 168 kg/animal, na primeira e segunda fases experimentais,respectivamente. As pastagens foram avaliadas para determinacao da composicao botanica e disponibilidade de forragem e, os animais, pesadosa cada 28 dias. A adubacao fosfatada mais calagem aumentou a percentagem de leguminosas e a disponibilidade de forragem. As maiores disponibilidades de forragem e ganhos de peso vivo, por animal, foram observados nas taxas de lotacao mais baixas. Parece estar havendo uma degradacao das pastagens tanto adubada como nao adubada, nas taxas de lotacaomais altas. As gramineas e leguminosas tendem a diminuir e as especiesde outras familias a aumentar.
Ano de Publicação: 1981
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOL10001.pdf556,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace