Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/53581
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 22-Dez-1995
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: RAMOS, G. M.
CARVALHO, J. H. de
LEAL, J. A.
Informaçães Adicionais: GONÇALO MOREIRA RAMOS, EMBRAPA-UEPAE de Teresina; JOSÉ HERCULANO DE CARVALHO, EMBRAPA-UEPAE de Teresina; JOSÉ ALCIMAR LEAL, EMBRAPA-UEPAE de Teresina.
Título: Aproveitamento das vagens de faveira como suplemento a silagem de sorgo na alimentação de bovinos.
Edição: 1984
Fonte/Imprenta: Teresina: EMBRAPA-UEPAE de Teresina, 1984.
Páginas: 9 p.
Série: (EMBRAPA-UEPAE de Teresina. Boletim de Pesquisa, 7).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Suplementação
Parkia plantycephala.
Conteúdo: Avaliou-se a variação de peso de bovinos alimentados com silagem de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) e suplementados com vagens de faveira (Parkia playtycephala Benth) inteiras e moidas. Foram utilizados 3 grupos de 5 bezeros, mestiços de zebu x holandês, com idade de 10 a 14 meses e peso vivo medio inicial de 175+-31 kg/animal. Os animais foram confinados em baias individuais, distribuidos ao acaso, tendo a disposição os alimentos, água e sal mineral. O primeiro grupo de animais recebeu somente silagem; o segundo, silagem mais vagens inteiras;e o terceiro, silagem mais vagens moidas. A duração do trabalho foi de 106 dias, sendo o periodo inicial de 22 dias, considerados de adaptação, e os 84 dias seguintes como de coleta de dados. Os animais foram pesados inicialmente e a cada 28 dias, após um jejum de 16 horas. Os ganhos medios diarios por bezerro foram de 210 g. para os animais suplementados com vagens moidas, l99 g, para os animais suplementados com vagens inteiras, e não houve variação de peso dos animais alimentados somente com silagem. A análise estatistica destes resultados apresentou diferença significativa (P 0,05), sendo o tratamento silagem mais vagens moidas superior aos tratamento com somente silagem. O ganho de peso do grupo de animais suplementado com vagens moidas foi 76,3% superior ao suplementado com vagens inteiras, mas esta diferença não foi estatisticamente significativa ao nivel de 5% de probabilidade.
Thesagro: Alimentação
Bovino
Faveira
Nutrição
Silagem
Sorgo.
Ano de Publicação: 1984
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOL70001.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace