Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/45114
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 28-Ago-2000
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: PRIMAVESI, O.
PRIMAVESI, A. C. P. de A.
PEDROSO, A. de F.
CAMARGO, A. C. de
RASSINI, J. B.
ROCHA FILHO, J. da
OLIVEIRA, G. P. de
CORREA, L. de A.
ARMELIN, M. J. A.
VIERIA, S. R.
DECHEN, S. C. F.
Informaçães Adicionais: ODO PRIMAVESI, Embrapa Pecuaria Sudeste - Sao Carlos, SP.; ANA CANDIDA P. de A. PRIMAVESI, CPPSE, São Carlos, SP.; ANDRE DE FARIA PEDROSO, CPPSE; ARTUR CHINELATO DE CAMARGO, CPPSE; JOAQUIM BARTOLOMEU RASSINI, CPPSE, São Carlos, SP.; JOSÉ DA ROCHA FILHO, CPPSE, São Carlos, SP.; GILSON PEREIRA DE OLIVEIRA, CPPSE, São Carlos, SP.; LUCIANO DE ALMEIDA CORREA, CPPSE, São Carlos, SP.; MARIA JOSÉ AGUIRRE ARMELIN; SIDNEY ROSA VIEIRA; SONIA CARMELA FALCI DECHEN.
Título: Microbacia hidrográfica do Ribeirão Canchim: um modelo real de laboratório ambiental.
Edição: 1999
Fonte/Imprenta: Sao Carlos: Embrapa Pecuaria Sudeste, 1999.
Páginas: 133p.
Série: (Embrapa Pecuaria Sudeste. Boletim de Pesquisa, 5).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Microbia bacia
Ribeirao Canchim
Conteúdo: Sistemas intensivos de produção de proteína (carne e leite) bovina podem causar impactos ambientais negativos, como degradação de recursos naturais, contaminação por produtos químicos, acumulo de dejetos e outros. Desta maneira, ha a necessidade de se identificar alguns indicadores de sustentabilidade, em especial os ecológicos, para a avaliaqao destes impactos. Para isso, é necessário conhecer as características da base de recursos naturais afetados pelos sistemas de produção. Os objetivos deste trabalho foram caracterizar, detalhadamente: a) os fatores abioticos ou recursos naturais da microbacia hidrografica (MBH) do ribeiräo Canchim (clima, hidrologia, recursos hidricos e energéticos, geologia, geomorfologia, relevo, solos, caracteristicas fisicas,quimicas e uso atual dos solos) e seu manejo; b) os recursos bioticos (flora e fauna) e seu manejo; c) o uso e manejo de residuos, ao nivel da microbacia; d) verificar a importåncia economica das atividades de produqäo de leite e carne bovinos, na regiäo, bem como o historico da evoluqäo das atividades economicas realizadas na MBH em estudo. Os dados das variaveis de caracterizaqäo georeferenciada foram estruturados em um sistema de informaqoes geograficas (SIG) para facilitar sua recuperaqäo e agrupamentos. Os dados levantados permitiram verificar a grande variabilidade espacial do ambiente na microbacia hidrografica, constituindo assim um modelo real de laboratorio ambiental complexo, representando grande extensäo do ambiente edafico, das regiöes Sudeste e Centro-Oeste, no qual ocorre o manejo intensivo de pastagens e de areas agricolas, sob condiqoes de clima tropical, em especial sobre solos distroficos com textura média. Foi verificada a importancia economica da pecuaria bovina de carne e leite, mesmo no cenario economico atual. Desta forma, trabalhos nesta MBH poderäo gerar respostas de impacto ambiental e de manejo sustentavel bastante significativos para a socio-economia e a qualidade de vida humana das regioes.
Ano de Publicação: 1999
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BoletimPesq05.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PROCIBolPesq5OP1998.03139LV.pdf17,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace