Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/410203
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 31-Mar-2009
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: POKORNY, B.
SABOGAL, C.
SILVA, J. N. M.
BERNARDO, P.
SOUZA, J.
ZWEEDE, J.
Informaçães Adicionais: Benno Pokorny, Faculdade de Ciências Florestais e Ambientais Universidade Freiburg; César Sabogal, Consórcio Iniciativa Amazônica; José Natalino Macedo Silva, CPATU; Pedro Bernardo, Cifor; Jocilene Souza, Mestranda pela UFRA; Johan Zweede, Instituto Florestal Tropical.
Título: Conformidade com as diretrizes de exploração de impacto reduzido por empresas madeireiras em florestas de terra firme da Amazônia brasileira.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2008.
Páginas: 36 p.
Série: (Embrapa Amazônia Oriental. Documentos, 312).
Idioma: pt_BR
Notas: Disponível também on-line.
Palavras-chave: Madeira
Exploração florestal
Política florestal
Proteção florestal
Amazônia
Brasil
Conteúdo: A auto-avaliação das práticas de manejo florestal deve ser uma atividade corriqueira em qualquer empresa florestal. Tal como qualquer atividade ou processo de produção, o controle regular da qualidade previne problemas futuros com a fabricação de produtos e ou com a aplicação de métodos e processos. As práticas de manejo de florestas tropicais requerem, pela própria complexidade desse ecossistema, que a qualidade das operações seja periodicamente monitorada pelo gerente de campo, não somente para garantir a produtividade desejada, como também para evitar surpresas desagradáveis, caso o órgão ambiental encontre atividades sendo realizadas fora dos padrões mínimos estabelecidos em legislação. Este trabalho relata a experiência com a aplicação da ferramenta que, após os testes de campo, deu origem àquela que foi batizada de Monitoramento de Operações Florestais (MOP). Sua aplicação possibilita que o gerente de campo garanta a qualidade de suas operações, seja para atender a padrões de certificação florestal ou dos órgãos ambientais.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc312.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace