Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/409634
Título: Métodos de preparo de área sobre algumas características físicas do solo e da produção do maracujazeiro (Passiflora edulis) no nordeste do Pará.
Autoria: CARDOSO JÚNIOR, E. Q.
KATO, O. R.
KATO, M. do S. A.
LOPES, S. da C.
SÁ, T. D. de A.
Afiliação: EMANUEL QUEIROZ CARDOSO JÚNIOR, bolsista CPATU
OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU
MARIA DO SOCORRO ANDRADE KATO, CPATU
SEBASTIÃO DA CUNHA LOPES, bolsista CPATU
TATIANA DEANE DE ABREU SÁ, CPATU.
Ano de publicação: 2007
Referência: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2007.
Páginas: 22 p.
Conteúdo: O trabalho consistiu de métodos de preparo de área para a cultura do maracujazeiro, cv paulista (Passiflora edulis), num Argissolo Amarelo Distrófico, textura arenosa/média, em área de produtor rural, comunidade de Nossa Senhora do Rosário, no Município de Igarapé-Açu, Estado do Pará. Objetivou-se avaliar a influência do método de preparo de área nas propriedades físicas do solo e na produção do maracujazeiro. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com quatro (4) repetições e seis (6) tratamentos: queima-Q, queima + aração e gradagem-QAG e sem queima com corte e trituração- SQ, com e sem intercalação com abóbora. A capoeira foi considerada testemunha para as análises de características do solo. Em cada área, foram coletadas amostras de solo nas profundidades de 0 cm a 5 cm, 5 cm a 10 cm e de 10 cm a 20 cm, por meio de aberturas de covas, para a determinação da densidade do solo, umidade gravimétrica (Ug) e da diferença percentual da densidade do solo (Ds). Para a análise granulométrica, a profundidade foi de 0 cm a 10 cm e de 10 cm a 20 cm. A produção de frutos do maracujá, obtida de duas safras, foi analisada pelo programa Systat. Os maiores valores de D% foram evidenciados no método SQ, 7,96 %, 6,11 % e 7,14 %, respectivamente nas profundidades de 0 cm a 5 cm, 5 cm a 10 cm e 10 cm a 20 cm e, também, com maior Ug%, sendo 16 % nas profundidades de 0 cm a 5 cm e 10 cm a 20 cm. O método QAG apresentou, nas profundidades 0 cm a 5 cm e 5 cm a 10 cm, redução nos valores de Ds, respectivamente, 1,13 g/cm3 para 1,12 g/cm3 e 1,31 g/cm3 para 1,27 g/cm3 , indicando não haver compactação do solo (o nível de compactação considerado prejudicial está por volta de um acréscimo entre 15 % e 20 % no valor inicial da densidade média do solo). Os maiores valores de D%, verificados no método SQ, estão abaixo de 15 %. Os métodos SQ e QAG apresentaram maior produção de maracujá quando comparados ao método Q. O aumento da Ds do método SQ não é prejudicial ao desenvolvimento das plantas; os métodos SQ e QAG apresentaram maior produção de frutos de maracujá; as operações de aração e gradagem do método QAG possibilitaram a redução da Ds média, o que permitiu equiparar a produção de maracujá com o método SQ, e o método SQ se mostra como uma das alternativas tecnicamente viáveis para se obter bons rendimentos de frutos de maracujá.
Thesagro: Corte
Maracujá
Produção
Trituração
Solo
Propriedade Físico-Química
NAL Thesaurus: Amazonia
Passiflora
Palavras-chave: Brasil
Tipitamba
Série: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 65).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD65.pdf347,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace