Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/326988
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Corte - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 1-Jun-2009
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: CORRÊA, E. S.
COSTA, F. P.
MELO FILHO, G. A. de
HERNANI, L. C.
GARCEZ, A. J. S.
RICHETTI, A.
CARDOSO, E. E.
Informaçães Adicionais: Eduardo Simões Corrêa, CNPGC; Fernando Paim Costa, CNPGC; Geraldo Augusto de Melo Filho, CNPGC; Luis Carlos Hernani, CPAO; Airton José S. Garcez, AGRAER; Alceu Richetti, CPAO; Edson Espíndola Cardoso,CNPGC.
Título: Sistemas de produção melhorados para gado de corte na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, Bonito, MS.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: In: SÉRIES Embrapa: [coletânea de publicações seriadas da Embrapa Gado de Corte - 2006 - 2007 -2008]. Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2009.
Páginas: 11 p.
Série: (Embrapa Gado de Corte. Comunicado técnico, 99).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Bovino de corte
Sistema de produção
Rio Formoso
Bonito
Mato Grosso do Sul
Brasil
Conteúdo: Observa-se nos últimos anos uma crescente preocupação da sociedade brasileira com a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica. Para demonstrar o seu compromisso com essa prioridade nacional, o governo brasileiro formulou uma série de iniciativas, como o estabelecimento do Programa Nacional para a Diversidade Biológica (Pronabio), que promove parcerias entre governo e sociedade na conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. Como ação concreta, implementou, com o apoio do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF - sigla de Global Environment Facility), o Projeto Nacional de Biodiversidade (Probio). Esse projeto identificou a Bacia Hidrográfica do Rio Formoso como área prioritária de estudo, constituindo então o projeto intitulado Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso. A área prioritária está localizada no município de Bonito (Fig. 1), na parte sul do Estado de Mato Grosso do Sul, na cabeceira do rio Miranda (21°7´S e 56°30´). A Bacia Hidrográfica do Rio Formoso é considerada um sistema hidrográfico único e o principal tributário da bacia do Miranda. As seções altas e médias do rio Formoso são de interesse especial, por representarem uma fonte natural de água clara que supre os ambientes aquáticos do Pantanal. Além disso, apesar de a maioria da vegetação nativa dos médios e baixos vales já ter sido devastada, as áreas restantes representam um dos mais perfeitos exemplos de florestas primárias remanescentes, situadas na região brasileira da Mata Atlântica, (particularmente na Serra da Bodoquena). Um dos objetivos do projeto é apoiar a implementação de atividades sustentáveis em uma base-piloto e demonstrativa que servirá para reduzir a pressão sobre os recursos naturais-chave e reabilitar os hábitats naturais, especificamente vegetação ripária/ mata ciliar e de cerrado. O presente trabalho apresenta uma análise de sistemas melhorados da bovinocultura de corte para a Bacia do Rio Formoso, como alternativas ao sistema praticado pela maioria dos produtores da região.
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COT99.pdf283,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace