Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/313667
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 9-Ago-2007
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: RACHWAL, M. F. G.
MAZZA, M. C. M.
MAZZA, C. A. da S.
MATTOS, P. P. de.
Título: Diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais no Município de Irati, Paraná, como subsídio para ações de educação ambiental.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: Colombo: Embrapa Florestas, 2006.
Série: (Embrapa Florestas. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 27).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Educação ambiental
Natureza
Conservação
Diagnóstico ambiental
Conteúdo: O Município de Irati apresenta grande importância do ponto de vista da conservação ambiental, pois é o divisor de águas das três principais bacias hidrográficas do Paraná e abriga duas Unidades de Conservação da Floresta Ombrófila Mista, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança e a Floresta Nacional (Flona) de Irati. Em vista disso, e considerando a importância da educação ambiental para a conservação dos recursos naturais, esse trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais e seus entornos, no Município de Irati, e estabelecer, de forma participativa, propostas de melhorias. Foram selecionadas seis escolas rurais, próximas a remanescentes de florestas nativas. O diagnóstico ambiental nas escolas foi realizado no ano de 2003 por meio de visitas e entrevistas. A maioria dos alunos desconhece a existência e a utilidade de uma Unidade de Conservação, seja ela Flona ou APA. Os problemas mais comuns diagnosticados foram a presença de erosão e assoreamento de córregos na área da escola ou em seu entorno, a falta de material específico sobre educação ambiental nas bibliotecas e a inexistência de laboratório de ciências ou ecologia. Entre os pontos fortes de todas as escolas, pode-se destacar o envolvimento nos projetos ambientais, como Agrinho, Feliz Cidade, Editora Base e a existência no entorno das escolas de ambientes propícios para a prática de educação ambiental. A partir dos conhecimentos obtidos no diagnóstico ambiental rápido das escolas e seu entorno, propõe-se que seja desencadeado um processo contínuo e participativo de educação ambiental, envolvendo alunos, professores, pais e funcionários das escolas e das secretarias municipais, em atividades de treinamento e ações práticas.
Thesagro: Produção
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD27CD.pdf53,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace