Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/213436
Título: Climatologia e espaço geográfico.
Autoria: SILVA, S. C. da
SANTOS, A. B. dos
SANTANA, N. M. P. de
Afiliação: SILVANDO CARLOS DA SILVA, CNPAF; ALBERTO BAETA DOS SANTOS, CNPAF; NEIVA MARIA PIO DE SANTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
Ano de publicação: 2004
Referência: In: SANTOS, A. B. dos (ed.). Cultivo da soca de arroz irrigado. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2004.
Páginas: p. 37-52.
Conteúdo: Viabilizar soluções tecnológicas para um agronegócio compreende reduzir os riscos climáticos na produção agrícola, tornado-o mais competitivo. Estudos sobre climatologia são importantes para avaliar o potencial produtivo do cultivo principal e da soca das cultivares de arroz irrigado. A cultura do arroz é submetida a condições climáticas bastante distintas, pois é realizada, no Brasil, em todos os Estados, em latitudes que variam desde 5º Norte até 33º Sul. Com isso, é uma das culturas mais influenciadas pela condições climáticas. Os elementos climáticos que mais influenciam a produtividade de grãos da cultura do arroz são a temperatura do ar, a radiação solar, a precipitação pluvial e o fotoperíodo. As exigências climáticas da planta variam conforme a sua fase de desenvolvimento. Os efeitos da temperatura do ar no crescimento das plantas e nas funções metabólicas são diversificados e complexos, afetando diferentemente as características da planta de arroz em função dos estádios de desenvolvimento. A radiação solar no estádio reprodutivo tem maior efeito sobre a produtividade de grãos que nos estádios vegetativo e de maturação. O conhecimento das características climáticas de uma região possibilita definir estratégias de manejos que minimizem os efeitos de eventos climáticos extremos sobre a produtividade de grãos da soca de arroz, como também de sua influência na incidência de pragas e doenças. O crescimento da soca varia conforme o ambiente interno e externo dos colmos, pois, além da temperatura do ar, depende da fertilidade do solo e das reservas do colmo. Neste capítulo objetivou-se caracterizar as influências dos elementos climáticos sobre o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade de grãos da soca de arroz irrigado, bem como, identificar os ambientes caracterizados como várzeas que cultivam arroz irrigado, no Brasil.
Thesagro: Arroz Irrigado
Climatologia
Oryza Sativa
Soca
ISBN: 85-7437-023-1
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cultivo-soca-2004-cap2.pdf414.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace