Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/153318
Título: Manejo da água em sistema pluvial de sequeiro.
Autor: SABOURIN, E.
TRIER, R.
Afiliación: ERIC SABOURIN, Consultor CIRAD/CPATSA; RÉMI TRIER, CIRAD.
Año: 2003
Referencia: In: CARON, P.; SABOURIN, E. (Ed.). Camponeses do Sertão: mutação das agriculturas familiares no Nordeste do Brasil. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; CIRAD, 2003.
Páginas: p. 123-144.
Descripción: Os recursos hídricos e as políticas da água em zona semi-árida: recursos hídricos irregulares e mal divididos. As políticas da água no Nordeste; Sistemas locais de manejo da água: Fontes de água e técnicas de captação; Barragem de terra ou açude; cacimba; Poço amazonas ou cacimbão. Utilização agrícola da água em sistema de sequeiro: agricultura de vazante, agricultura de várzea; agricultura de sequeiro. Um exemplo de gestão local de água: a comunidade de São Filipe; Os recursos em água e os sistemas de produção; Diversidade das práticas e estratégias de uso de água; Melhoria do manejo local dos recursos hídricos; Utilização integrada e multiuso dos açudes; O norte do Sertão; O sul do Sertão; Agreste; Limites e desafios ligados ao manejo descentralizado e ao local da água.
Thesagro: Desenvolvimento rural
Agricultura familiar
Manejo de água
Seca
Chuva
Água
Agricultura de Subsistência
NAL Thesaurus: Rural development
Water
Runoff
Palabras clave: Água de chuva
Manejo de solo e água
Captação de água de chuva
Armazenamento de água de chuva
Agricultura de sequeiro
Política pública
Gestão de água
Nordeste
Rainwater
Social development
ISBN: 55-7383-222-3
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro técnico (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CamponesesdoSertaopag123144.pdf9.64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace