Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/14230
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 7-Jun-2005
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: WEBER, O. B.
FREIRE, F. das C. O.
Informaçães Adicionais: Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Agroindústria Tropical.
Título: Contribuição de bactérias diazotrópicas na cultura da bananeira: perspectivas de utilização na produção integrada.
Edição: 2003
Fonte/Imprenta: Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2003.
Páginas: 30 p.
Série: (Embrapa Meio Ambiente. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 16).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Esta pesquisa objetivou avaliar a ocorrência de bactérias diazotróficas na cultura da bananeira no Estado do Ceará (Brasil), selecionar bactérias diazotróficas endofíticas em associação com mudas da cultivar Grande Naine, avaliar produção de bananas nas cultivares Grande Naine (subgrupo Cavendish), Ambrosia, Buccaner e Calypso (subgrupo Gros Michel) em resposta à inoculação de bactéria selecionada em mudas e verificar o potencial de bactéria diazotrófica na proteção de plantas da cultivar Maçã contra o fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense, causador da fusariose na bananeira. As bananeiras das cultivares Pacovan e Prata (subgrupo Prata) e Couruda (subgrupo Figo) plantadas no Ceará estavam associadas de bactérias diazotróficas relacionadas aos gêneros Burkholderia e Herbaspirillum. Em experimento com mudas micropropagadas da cultivar Grande Naine constatou-se que bactérias endofíticas do tipo Burkholderia variam em eficiência na promoção do crescimento das plantas. A inoculação do isolado de bactéria relacionada a B. cepacia AB202 em mudas resultou no aumento de produtividade das cultivares dos subgrupos Cavendish (2.900kg ha- 1) e Gros Michel (1.400kg ha-1). Na cultivar Maçã, a tecnologia permitiu reduzir a incidência de fusariose em 7,4% (113 plantas por ha). Estes resultados confirmam a influência de bactérias diazotróficas na cultura da bananeira, sugerindo a possibilidade do uso desta tecnologia por viveiristas e produtores de banana em busca da produção integrada de frutas.
Thesagro: Banana
Bactéria não Patogênica
Biotecnologia
Fusarium Oxysporum.
Ano de Publicação: 2003
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
boletim16.pdf901,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace