Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1171251
Title: Infestação de nematoides, produtividade e desempenho econômico do melão amarelo cultivado em agroecossistemas sustentáveis no Semiárido.
Authors: CASTRO, J. M. da C. e
SALVIANO, A. M.
OLIVEIRA, V. R.
MACEDO, M. V. de
LIMA, J. R. F. de
GIONGO, V.
Affiliation: JOSE MAURO DA CUNHA E CASTRO, CNPSO/CPATSA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO, CNPS/CPATSA; VITÓRIA RODRIGUES OLIVEIRA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; MÁRCIA VITÓRIA DE MACEDO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA; VANDERLISE GIONGO, CNPT/CPATSA.
Date Issued: 2024
Citation: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2024.
Pages: 9 p.
Description: Dada a importância do manejo de solos no controle de nematoides e na produção do meloeiro (Cucumis melo L.), avaliou-se o efeito de diferentes agroecossistemas multifuncionais sustentáveis compostos pela combinação de dois sistemas de manejo do solo e de três misturas de plantas sobre a infestação por nematoides, a produtividade e o desempenho econômico do melão amarelo irrigado no Semiárido brasileiro. O experimento foi instalado em parcelas subdivididas, sendo, nas parcelas, dois sistemas de preparo do solo, com revolvimento (CR) e sem revolvimento (SR) e, nas subparcelas, três tipos de adubação verde (duas misturas de plantas comerciais: MP1: 75% leguminosas + 25% gramíneas e oleaginosas; MP2: 25% leguminosas + 75% gramíneas e oleaginosas e uma mistura, e MP3: vegetação espontânea). No florescimento, coletaram-se amostras de folhas para determinar os teores de nutrientes e, ao final do ciclo, avaliaram-se a fertilidade do solo, a população de nematoides nas raízes e no solo e a produtividade do meloeiro. As misturas de plantas de cobertura e o manejo dos resíduos não alteraram a produtividade do meloeiro. A MP3 foi eficiente no controle de nematoides em meloeiro quando comparada às MP1 e MP2, mas o uso destas nos agroecossistemas manteve a produtividade, apesar da maior infestação de nematoides no solo. O plantio direto do meloeiro sobre resíduos de MP3 alcança resultados semelhantes àqueles obtidos em agroecossistemas que utilizam o revolvimento do solo para a incorporação das plantas de cobertura comerciais, quanto ao controle de nematoides e à produtividade, mas apresenta melhor desempenho econômico, sendo uma alternativa para os pequenos produtores.
Thesagro: Melão
Adubação Verde
Manejo do Solo
Nematóide
Planta de Cobertura
NAL Thesaurus: Melons
Green manures
Soil nematodes
Soil organic matter
Soil management
Keywords: Melão irrigado
Revolvimento do solo
Nematoide fitoparasita
Vegetação espontânea
Manejo do resíduo
Selo ODS 2
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 155).
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID-41407.pdf377.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace