Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1165994
Title: Como a restauração florestal pode ganhar escala no estado do Rio de Janeiro?
Authors: RESENDE, A. S. de
LELES, P. S. dos S.
ALONSO, J. M.
CAMPELLO, E. F. C.
MOURA, C. J.
VALENTE, F.
Affiliation: ALEXANDER SILVA DE RESENDE, CNPAB; PAULO SERGIO DOS SANTOS LELES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; JORGE MAKHLOUTA ALONSO, ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS ENGENHEIROS FLORESTAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; EDUARDO FRANCIA CARNEIRO CAMPELLO, CNPAB; CIRO JOSÉ MOURA, AUTÔNOMO; FLAVIO VALENTE, INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Date Issued: 2024
Citation: Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2024.
Description: A restauração florestal vive importante momento no Brasil, seja por projetos voltados ao mercado de carbono, proteção de mananciais hídricos, compensação ambiental, regularização ambiental de propriedades rurais, para adequação à lei de proteção da vege- tação nativa 12.651/2012 (Brasil, 2012) ou até mesmo por plantios voluntários. Para atender todos os desafios, a restauração precisa ganhar escala. Buscando conhecer a visão dos especialistas do Rio de Janeiro para que o ganho de escala na restauração se materialize, em agosto de 2023, foi realizada uma pesquisa via “google forms”, através de um questionário semiestruturado. 2023. A partir dos resultados obtidos na pesquisa em campo e da sistematização das falas oriundas do debate que se seguiu, foram compiladas as principais propostas e sugestões visando orientar ações para o ganho de escala para a restauração florestal no estado do Rio de Janeiro, as quais serão apresentadas nesse documento.
Keywords: Restauração Florestal
Gestão ambiental
Series/Report no.: (Embrapa Agrobiologia. Documentos, 325 )
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc325-restauracao-florestal-RJ.pdf2.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace