Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164866
Título: Estudo preliminar para a criação de selos de indicação geográfica de pinhão com base nas características locais e nos atributos sensoriais.
Autoria: FRITZSONS, E.
GODOY, R. C. B. de
ROSSET, M.
SILVA, M. I. M.
Afiliação: ELENICE FRITZSONS, CNPF; ROSSANA CATIE BUENO DE GODOY, CNPF; MICHELE ROSSET, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ; MARIA IOLANDA MENDES SILVA, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ.
Ano de publicação: 2024
Referência: Colombo: Embrapa Florestas, 2024.
Conteúdo: Este trabalho mostra uma forma de desenvolver estudos para obtenção de selo de indicação geográfica (IG) para pinhão e produtos derivados de pinhão. São várias as condições necessárias para obtenção do selo e o processo ocorre em várias etapas, sendo uma delas a caracterização do local (fatores naturais e humanos) e do produto ou serviço. Estas caracterizações são fundamentais, especialmente para obter o selo de denominação de origem (DO), onde as características do local têm forte peso na identidade do produto ou serviço, tornando-o singular. O estudo ambiental também subsidia a dimensão geográfica, ou seja, a área de origem do produto ou processo a ser delimitada. Este trabalho apresenta a caracterização local e também propõe uma forma de avaliar o produto, no caso pinhão, buscando identificar padrões de qualidade e de identidade por avaliações sensoriais e análises instrumentais como cor e textura. As localidades avaliadas neste trabalho foram: Lagoa Vermelha, RS, Painel, SC, Inácio Martins, PR e Cunha, SP e os pinhões avaliados foram provenientes destas localidades. Nestes locais há comunidades rurais organizadas, ou em vias de organização, que têm no pinhão uma fonte de renda alternativa e complementar, sendo que, em Painel, já há três produtos com selo de indicação geográfica. Esta nova linha de pesquisa da Embrapa Florestas objetiva congregar informações técnicas e direcionamentos para a obtenção de certificações regionais e agregação de valor aos produtos alimentícios de origem florestal. Este trabalho apresenta forte alinhamento às diferentes metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Destacam-se os ODS 2, 8, 12 e 17, pelo manuscrito apresentar proposta para a obtenção de certificações regionais e agregação de valor aos produtos alimentícios de origem florestal, reforçando a importância da gestão e uso eficiente desses recursos, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas ao crescimento econômico regional e desenvolvimento sustentável.
Thesagro: Araucária Angustifólia
Pinhão
Agricultura Familiar
Palavras-chave: Análise sensorial
Economia circular
Produto florestal não lenhoso
Produto alimentício
Sustentabilidade
Selo ODS
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Indicação geográfica
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 391).
ISSN: 1517-526X ; 1980-3958
Notas: Selo ODS 2, 8, 12 e 17.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2024-Documentos391.pdf8.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace